quarta-feira, 25 de junho de 2014

Aprovada na Câmara jornada de 30 horas para enfermagem

Dr. Gutemberg autor do projeto
Os enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem do município de São Luís poderão passar a ter uma jornada de trabalho semanal de até trinta (30) horas. Para obterem essa conquista, foi aprovado na manhã desta quarta-feira, (25), pela Câmara Municipal, um projeto de autoria do vereador e médico Gutemberg Araújo (PSDB) considerado pelo parlamentar como apenas o passo inicial de uma luta da categoria, enfatizando que “é só o começo, pois a partir de agora outras esferas vão seguir a mesma linha, como por exemplo as instituições de saúde particulares”. Após a aprovação da proposta pelo Legislativo Ludovicense a matéria segue para o prefeito Edivaldo Holanda Junior, que sancionando a proposta a transformará em lei.
“Trata-se de uma antiga reivindicação dessa categoria, o que representa um direito trabalhista e de justiça e da defesa que interessa a toda a sociedade e uma luta pessoal ao longo de minha carreira médica e política”, afirmou o vereador tucano. Mostrando dados, ele disse que a maioria dos profissionais de enfermagem é do gênero feminino, e que “apesar do grande contingente numérico e da influência decisiva de seu trabalho na qualidade das ações de saúde, esse grupo profissional não dispõe, até hoje, no Brasil, de nenhuma proteção legal a seu trabalho”.
Antes da aprovação da redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, a vereadora Rose Sales (PCdoB), que votou contra o projeto fez discurso pedindo o adiamento da apreciação da proposta, citando como um dos pontos de sua argumentação a um TAC tratando do Assunto, e propondo uma reunião dos vereadores com a secretária Municipal de Saúde, Helena Dualibe. No entanto, a sua sugestão não mereceu acolhida por parte do plenário e prevaleceu a vontade da maioria, anteriormente enfatizada por ela que “é na unicidade que se materializa qualquer decisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário