quarta-feira, 25 de junho de 2014

Deputados da oposição voltam a defender venda de casa de veraneio


Os deputados de oposição voltaram a defender, na sessão desta quarta-feira (25), a venda de casa de veraneio do governador e a condenar a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão (Fundema). O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Pereira Jr (PCdoB), foi o primeiro a tratar dos dois assuntos.
Rubens Jr. criticou a postura do deputado Edilázio Júnior (PV), por haver condenado a proposta de venda da casa de veraneio, feita pelo PCdoB. “O debate principal não é sobre a casa de veraneio, o debate principal é que o Estado do Maranhão não possui na rede pública estadual, um Hospital do Câncer. Isso é o grave e tem que ser enfrentado. Quantos de nós deputados estaduais não sofremos direta ou indiretamente com problemas de câncer na família, para não dizer dos amigos, basta olharem nos últimos cinco anos”, afirmou.
O parlamentar lembrou que a Assembleia aprovou a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, mas que o Governo do Estado não disponibiliza para o povo maranhense um Hospital do Câncer na rede estadual. A proposta do PCdoB é construir um Hospital Estadual do Câncer.
“Se tiver que vender a Casa de Veraneio, que venda, mas o que tem que ser debatido é a necessidade do Estado do Maranhão ter um hospital para o tratamento do câncer, na rede pública estadual”, assegurou, hospital estimado em R$ 20 milhões.
No caso do Fundema, os deputados de oposição voltaram a dizer que o Governo do Estado criou o Fundema com os propósitos eleitoreiros e destinou recursos do empréstimo junto ao BNDES “porque não tinha projeto para o Estado, não tinha projeto técnico para executar, não podia fazer convênio, e o dinheiro está lá parado”. Segundo o deputado Marcelo Tavares, “basta de um Governo que gasta milhões de reais com lagostas e quase nada com a agricultura familiar, não faz um hospital do câncer e nem investe nas estradas”.
Já o deputado Bira do Pindaré (PSB) alertou para a tramitação de um projeto de lei de autoria do deputado Hélio Soares, que concede certidões negativas, facilitando a repassagem dos recursos do Fundo.
“Além de criar um fundo, Fundema, com esse nome horroroso, estão criando as facilidades para que os municípios acessem o Fundema. O que se quer é criar o maior esquema de corrupção eleitoral de toda história do Maranhão, uma distribuição de dinheiro à la vontê, numa tentativa desesperada da oligarquia se manter no poder, mas não vai conseguir”, acusou.
“Esta aposentadoria do senador Sarney é muito simbólica, na verdade, ela indica o encerramento de um ciclo de poder, de mandonismo, de um modelo, de um jeito de se fazer política que o povo não aceita mais”, finalizou Bira do Pindaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário