terça-feira, 24 de junho de 2014

Projetos da Sejap são temas de pesquisa

Os projetos de ressocialização desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) serão tema de um artigo científico produzido por três alunas do 1º período do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). As acadêmicas Tâmisa Moreira, Klécia Patrícia e Tuane Mendes estiveram nesta terça-feira (24), visitando a sede do órgão, onde puderam conversar e obter mais informações com o secretário Sebastião Uchoa e com o superintendente de Justiça, André Barreto.
Na oportunidade, conheceram de perto as ações que estão em andamento, as metas da gestão e também a execução e efetivação das políticas públicas voltadas para a reintegração social da população carcerária, como parte do Plano Estadual de Restruturação do Sistema Penitenciário, implementadas na atual gestão.
“Foi um momento de muito aprendizado, uma vez que pudemos conhecer parte da Administração Penitenciária que pouco se houve falar. Esse conhecimento nos fará ter uma visão mais abrangente da real situação do sistema do estado e identificar mecanismos que o governo utiliza para por em prática projetos de ressocialização. Vamos agora colocar tudo no papel e levar para discussão dentro da sala de aula,” disse Tâmisa Moreira.
Um dos pontos que mais chamou a atenção das estudantes foi o de parcerias firmadas entre a Sejap e empresas privadas para empregar egressos do Sistema Penitenciário. “Notamos que atual gestão tem essa visão humanitária. E também o interessante é a forma de tentar integrar a sociedade nos debates em prol de melhor estruturação do Sistema Penitenciário, não se restringindo às ações destinadas aos apenados e aos profissionais que trabalham nestes espaços. Todos esses pontos serão ressaltados dentro do nosso trabalho”, lembrou Tuane Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário