quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Alcântara fecha 15 escolas e alunos ficam sem aula

Prefeito Araken culpa Ministério da Educação
A Prefeitura de Alcântara, cidade que fica a 30 quilômetros de São Luís, fechou 15 escolas e transferiu 900 alunos, que estavam nas chamadas turmas multiseriadas, para escolas em cidades vizinhas. O município diz que a culpa é do Ministério da Educação (MEC), que proibiu turmas com alunos de séries diferentes. Já o MEC diz que essa determinação não existe e lembrou que a Lei de Diretrizes da Educação prevê exatamente o contrário.
A medida, no entanto, não agradou aos pais dos alunos da única escola de Cajiba, na zona rural de Alcântara. A escola tem apenas uma sala de aula e foi reformada no início de 2015. “Uma escola bonita, que tem muita gente que luta para ter e não tem, e a gente que tem não está fazendo proveito da escola”, disse a trabalhadora rural Lindinalva Pereira.
Em Centro Alegre, mais uma escola fechada e os pais estão preocupados. “O futuro e desenvolvimento dessas crianças é a educação, sem educação elas não vão ter futuro”, disse o trabalhador rural Clemente Bispo Pereira.
A secretaria de Educação diz que a única solução foi fechar as escolas. “No próximo ano, mais escolas deverão ser desativadas. É uma exigência do Governo Federal que os municípios possam de fato ir acabando com o multiseriados”, explicou o secretário de educação de Alcântara Daniel Mendes.
Acontece que a distância até a nova escola e o transporte tem dificultado o comparecimento dos alunos às salas de aula. “Isso vai cansando o aluno, pois ele passa mais tempo se deslocando de uma cidade para outra do que dentro da sala de aula”, disse Rowsyklélia Pereria Araújo, do conselho gestor do Fundeb de Alcântara.
É o que estava acontecendo em Icauau. Os pais ficaram tão preocupados com a segurança das crianças que não querem mais deixar que elas enfrentem esse longo caminho sozinhas. Para que os filhos não ficassem sem escola, os moradores improvisaram uma sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário