quinta-feira, 5 de novembro de 2015

65% das estradas do MA têm alguma deficiência

No Estado, são necessários R$ 2,95 bilhões de investimentos para a reconstrução, restauração e a manutenção dos trechos de rodovias.


Na 19ª Pesquisa CNT de Rodovias 2015, 65,1% (2.978 km) da extensão avaliada no Maranhão apresentam algum tipo de deficiência, sendo o estado geral classificado como regular, ruim ou péssimo. Somente 34,9% (1.599 km) tiveram classificação ótimo ou bom. A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 4.577 km no Estado e, em todo o Brasil, foram mais de 100 mil km avaliados. No Maranhão, estima-se que são necessários R$ 2,95 bilhões de investimentos para a reconstrução, restauração e a manutenção dos trechos de rodovias danificadas. A MA-006 está entre as piores rodovias do país.

VEJA A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS PESQUISADAS PELA CNT
No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. Em relação ao pavimento, o estudo classificou como regular, ruim ou péssimo 50,6% da extensão avaliada no Estado, enquanto que 49,4% foram considerados ótimos ou bons. 69,1% da extensão pesquisada apresentam a superfície do pavimento desgastada.

SINALIZAÇÃO
Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas em 76,6% da sinalização. Em 23,4%, ela é ótima ou boa. Em 60,9% da extensão avaliada no Estado não foram localizadas placas de limite de velocidade. Analisando a extensão onde foi possível a identificação visual de placas, 43,2% da extensão apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.

GEOMETRIA DA VIA
O tipo de rodovia (pista simples ou dupla), a presença de faixa adicional de subida, de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria. A pesquisa constatou que 59,0% da extensão das rodovias pesquisadas no Maranhão não têm condições satisfatórias de geometria. 41,0% tiveram classificação ótima ou boa. O Estado tem 98,0% da extensão das rodovias avaliadas na pesquisa de pista simples de mão dupla.

PONTOS CRÍTICOS
Em toda a extensão das rodovias avaliadas no Estado, a Pesquisa CNT de Rodovias 2015 identificou 3 trechos com erosões na pista e 11 com buracos grandes. A MA-006 uma das piores rodovias do Estado. O Ministério Público entrou com ação na Justiça para obrigar o Governo a recuperar a estrada entre os municípios de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso. Na pesquisa realizada no ano passado, esta rodovia também foi considerada como uma das piores do país.

CUSTO OPERACIONAL
Rodovias com deficiência reduzem a segurança de quem circula por elas, além de aumentar o custo de manutenção dos veículos e o consumo de combustível. No Maranhão, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 25,6% no transporte rodoviário. (Matéria atualizada às 20h)

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