Estudantes lotam o Teatro Artur Azevedo em mais uma edição da Mostra Jovem |
Para contribuir com aprendizagens significativas no âmbito do cinema para os estudantes, a Mostra Jovem foi realizada, nos dias 12, 13 e 14, no Teatro Arthur Azevedo, como parte da programação do 41° Festival Guarnicê de Cinema. As sessões voltadas para os adolescentes contaram com a exibição de cinco curtas-metragens durante os três dias. Somente na última sessão, mais de 300 alunos acompanharam a Mostra.
O Festival Guarnicê de Cinema, que será encerrado nesta sexta-feira, 16, é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE), conta com patrocínio da Cemar, Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Banco do Nordeste, e Equatorial Energia. Ainda tem o apoio da Fundação Sousândrade, Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montello, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Rádio Universidade FM, TV UFMA, CiaRio Brasil, Academia Internacional de Cinema e Vitrine Filmes.
Segundo a coordenadora da mostra, Teresinha Smith, ações como essa, realizadas pelo festival, permitem que o aluno possa sair um pouco do espaço formal da escola, dando ao jovem a oportunidade de desenvolver o senso crítico por meio da arte. A professora de artes visuais do IEMA – UP Bacanga, Date Bezerra, enfatizou que a participação dos alunos no Guarnicê engrandece o acervo de conhecimentos culturais e artísticos desses jovens. "A importância maior desse intercâmbio com a arte é que isso alarga o cabedal de conhecimentos culturais e artísticos. É muito importante que eles não só ouçam falar de arte, mas que eles vivenciem de fato, como, por exemplo, por meio do Festival Guarnicê", enfatizou ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário