O período oficial de folia começou com o pé direito na Cidade do Carnaval, estrutura montada pela Prefeitura de São Luís, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico. Após o sucesso da temporada de pré-folia, que movimentou milhares de pessoas com shows de artistas locais e nacionais de sexta a domingo, a programação teve continuidade na Sexta-Feira Gorda (13), com mais novidades e uma abertura marcada por grandes atrações e muitas emoções. A programação será retomada na noite deste sábado (14), com shows de Tiee, Paralamas do Sucesso e Marcelo Falcão. Os portões abrem às 18h.
O prefeito Eduardo Braide aproveitou a noite para entregar, simbolicamente, a chave da cidade à Corte Momesca, responsável por representar a folia e levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais de promoção da festa na Ilha do Amor.
“Quero dar as boas-vindas a todos ao período oficial de folia na nossa cidade. Preparamos tudo com muito carinho para que as famílias e os amigos possam curtir com alegria e tranquilidade. Aqui na Cidade do Carnaval, tivemos uma preocupação especial com a segurança e com toda a estrutura do evento, que é totalmente gratuito. Nós temos câmeras com reconhecimento facial, revista na entrada com detectores de metal, camarote acessível a pessoas com deficiência, banheiros, entre outras coisas”, declarou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.
O sinal verde foi dado às 19h, e o público já aguardava com expectativa o início da folia oficial. A abertura foi considerada um sucesso, reunindo uma multidão animada para conferir as apresentações de Erick Andrade, Michele Andrade, Jorge e Mateus e Grupo Benzadeus. Quem deu o pontapé inicial foi Erick Andrade, que levou ao palco um repertório vibrante em homenagem à axé music, ritmo que marcou gerações e se tornou símbolo do Carnaval brasileiro.
Com forte ligação com a Bahia, Erick destacou em sua apresentação a influência da cultura baiana na trajetória artística autoral, celebrando os grandes sucessos do gênero e convidando o público para dançar com ele. “Eu me sinto muito feliz por essa valorização que a Prefeitura dá aos artistas locais, que se apresentam no mesmo palco dos nacionais. Isso é reconhecer a força artística da nossa terra. Nos incluir em uma festa tão grandiosa quanto esta é para nós um grande presente”, agradeceu.
Michele Andrade
Em seguida, foi a vez da cantora Michele Andrade subir ao palco. Carismática e cheia de energia, ela empolgou os foliões com um show contagiante e performances de bailarinos. O público cantou junto e acompanhou cada música com entusiasmo. “Que honra poder estar aqui mais uma vez. Eu agradeço ao prefeito Eduardo Braide por esse convite. Estamos todos à flor da pele, empolgados e animados”, disse a artista, que fez uma homenagem ao primeiro título da Seleção Brasileira de Futebol por meio de seu figurino.
Jorge e Mateus
O ponto alto da noite ficou por conta da dupla sertaneja Jorge e Mateus. Ídolos de uma legião de fãs, os artistas foram recebidos com gritos e aplausos calorosos em solo maranhense. No palco, eles mostraram a sintonia que conquistou o Brasil, interagindo com o público e entregando uma performance marcada por emoção e grandes sucessos.
A plateia cantou cada verso do início ao fim, o que evidenciou o entusiasmo dos fãs e consolidando o show como um dos momentos mais marcantes da abertura oficial da folia. O show foi um misto de romantismo com troca de energias e conversas com o público. Na plateia, integrantes de fãs clubes que já tiveram contato com a dupla e gente que assistia ao show pela primeira vez. “Uma felicidade muito grande poder começar o Carnaval com eles. Eu amo”, disse a estudante de Administração Brenda Pereira.
Benzadeus
Encerrando a programação da noite, o Grupo Benzadeus manteve o clima lá em cima com muito pagode e alegria. Conhecido por sua presença de palco envolvente e repertório animado, o grupo colocou todo mundo para dançar, fechando a primeira noite em grande estilo e garantindo que ninguém ficasse parado até os últimos minutos da festa.
“Festa está linda e trouxemos um pagodão na medida certa. A gente não para desde a virada do ano e agora é uma bateria intensa de shows. Nossa primeira vez aqui em São Luís e viemos para nos divertir bastante com a galera”, disse Magrão, um dos integrantes do quinteto, antes da apresentação.
Equipes em campo
Durante toda a noite de abertura, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esteve presente com equipes em campo e a van de videomonitoramento, responsável pela cobertura da área por meio de câmeras instaladas no entorno. A atuação facilitou o ordenamento do trânsito, o controle do fluxo de veículos e o acesso seguro do público ao espaço.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, o videomonitoramento é uma das ferramentas mais úteis e eficazes. “Nós temos visto que a Guarda Municipal tem desenvolvido um trabalho excelente dentro desse perímetro, por isso não tivemos no pré-Carnaval nenhum episódio de violência, nem de furto, nem de roubo. Um trabalho que tem sido reconhecido tanto aqui quanto fora de São Luís e que terá continuidade ao longo do período oficial”, disse Reginaldo Sampa
A Cidade do Carnaval também contou com baias distribuídas em toda a extensão do local para a comercialização de bebidas e com uma ampla praça de alimentação. Empreendedores cadastrados pela Blitz Urbana atuaram garantindo serviços em conformidade com as normas sanitárias e de segurança, contribuindo para o sucesso da abertura da festa.
A estrutura conta com entrada preferencial e área acessível exclusiva para pessoas com deficiência (PCD). Planejado de forma reservada e em estrutura elevada, o local assegura melhor visibilidade dos shows, além de mais comodidade e segurança ao público PCD, reforçando o caráter inclusivo do Carnaval de São Luís.

Nenhum comentário:
Postar um comentário