sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Mais de 60 reportagens da TV UFMA são veiculadas pela TV Brasil Internacional e Nacional


Em um ano e seis meses de adesão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP/TV) da Empresa Brasil de Comunicação S.A. (EBC), a TV UFMA (https://portalpadrao.ufma.br/tvufma) totaliza mais de 60 reportagens veiculadas na programação da TV Brasil Internacional e Nacional. Neste início de ano, nove matérias da emissora maranhense viraram notícias nacionais na programação da TV Brasil: https://www.ebc.com.br/.

Pelo convênio firmado, a TV UFMA tem acesso à veiculação e ao intercâmbio de conteúdos nas emissoras da EBC. Segundo o coordenador do Núcleo de Jornalismo da TV UFMA, o jornalista Fábio Cabral, quando uma produção local ganha projeção nacional, ela reafirma que o jornalismo feito a partir de uma universidade pública, no Maranhão, tem conteúdo, rigor e potência para dialogar com todo o país.

“Esse reconhecimento fortalece a autoestima profissional da equipe, valoriza o esforço cotidiano de apuração e produção e reforça o papel da TV universitária como espaço estratégico de divulgação da ciência, da cultura e das múltiplas realidades do Maranhão, conectando o local ao nacional”, concluiu o coordenador. Vários outros programas da TV UFMA também são exibidos em rede nacional pelo Canal Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde.

Em sintonia com as tendências atuais do telejornalismo brasileiro, a TV UFMA está presente em multiplataformas digitais, mantém diálogo ativo permanente entre as equipes locais e os profissionais responsáveis pelo jornalismo da TV Brasil e investe forte na identificação de pautas que nascem no cotidiano maranhense, mas que dialogam com temas de interesse nacional, como ciência, educação, meio ambiente, cultura, inovação e políticas públicas.

Parceria com a TVE Bahia - O coordenador de Programação da emissora, Rafael Batista, informou que a TV UFMA iniciou os dois primeiros meses do ano com relevantes conquistas. “A TV UFMA começou 2026 firmando mais um intercâmbio cultural com a TVE Bahia para transmissão, ao vivo, do carnaval de Salvador, e somando ainda mais nove reportagens veiculadas para todo o país pela TV Brasil e emissoras públicas da Empresa Brasileira de Televisão”, finalizou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário