segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Maranhão realiza novo mutirão de biópsias de pele no Hospital Dr. Genésio Rêgo


Com foco no diagnóstico precoce e na prevenção do câncer de pele, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou sábado (13) mais um mutirão de biópsias de pele no Hospital Dr. Genésio Rêgo, em São Luís.

A ação beneficiou pacientes que já estavam no fluxo da unidade e aguardavam apenas a realização do procedimento.

O mutirão integra a estratégia da SES para ampliar o acesso aos serviços especializados em Dermatologia, reduzir a fila de espera e garantir mais agilidade na investigação de lesões suspeitas.

Segundo a diretora do Hospital Dr. Genésio Rêgo, a iniciativa reforça o compromisso da unidade com o cuidado humanizado e atenção integral à saúde da população. “Esse mutirão é fundamental porque permite acelerar diagnósticos que não podem esperar. Quando falamos de câncer de pele, o tempo faz toda a diferença. Nosso objetivo é acolher esses pacientes e garantir que eles tenham acesso rápido ao tratamento, se necessário”, destacou Thamyris Lucena, diretora clínica.

Diagnóstico rápido salva vidas

Responsável pelos atendimentos durante o mutirão, o dermatologista Clerisson Medeiros explicou que as biópsias são essenciais para confirmar ou descartar a suspeita de câncer de pele e definir a conduta adequada para cada caso. “A biópsia é um exame simples, mas decisivo. Quanto mais cedo conseguimos identificar uma lesão maligna, maiores são as chances de cura. Esse tipo de ação concentra atendimento, reduz a espera e dá mais tranquilidade ao paciente”, ressaltou o médico.

As amostras coletadas serão analisadas pelo Centro de Patologia do Maranhão. Em caso de confirmação da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento na rede estadual, tendo como referência o Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho.

Atendimento contínuo

O Ambulatório de Dermatologia e Hanseníase do Hospital Dr. Genésio Rêgo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com equipe multiprofissional especializada.

Nos mutirões realizados em março e abril, 122 pessoas foram atendidas e 111 biópsias concluídas.

Com ações como essa, a Secretaria de Estado da Saúde reafirma seu compromisso em fortalecer a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral, garantindo mais qualidade de vida à população maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário