sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em São Luís


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou, nesta sexta-feira (14), em entrevista coletiva no Palácio de La Ravardière, o plano de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O processo de imunização deste novo público-alvo será realizado por etapas, em consonância ao repasse de doses. Na primeira etapa, serão vacinadas com o imunizante Pfizer aquelas que possuem comorbidades, deficiência física e os neurodiversos.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito Eduardo Braide apresentou critérios que serão seguidos a fim de que o processo de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos seja executado com celeridade. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai desburocratizar o processo de imunização das crianças que façam parte do grupo. Ou seja, como comprovação da condição de saúde, será necessário apenas certidão de nascimento ou RG; laudo médico, receita médica, cartão de acompanhamento ou exames que comprovem a comorbidade. O prefeito enfatizou que crianças com sintomas gripais ou mesmo testaram positivo para Covid, só poderão vacinar após quatro semanas.

A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos será iniciada tão logo as vacinas sejam entregues ao Município de São Luís, que já criou espaços humanizados e exclusivos nos cinco postos de imunização da capital: no CMV Sebrae, localizado no Cohafuma; no CMV UFMA, no Bacanga; no CMV IFMA, no Maracanã - Zona Rural; e nos Drives-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e na Universidade Ceuma, no bairro Renascença.

Comorbidades e deficiências listadas como prioridades:

- Insuficiência cardíaca;

- Cor pulmonale;

- Hipertensão pulmonar;

- Cardiopatia hipertensiva;

- Valvopatias;

- Miocardiopatias e pericardiopatias;

- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

- Arritmias cardíacas;

- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

- Talassemia;

- Síndrome de Down;

- Diabetes Mellitus;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Hipertensão arterial;

- Doença cerebrovascular;

- Doença renal crônica;

- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)

- Anemia falciforme;

- Obesidade mórbida;

- Cirrose hepática;

- HIV;

- Deficiência física;

- Neurodiversos (TDAH, TEA e deficiência Intelectual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário