terça-feira, 13 de junho de 2023

Mutirão de cirurgias eletivas para a Baixada Maranhense

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nova etapa da programação do mutirão de cirurgias eletivas. Serão realizados quase 100 procedimentos cirúrgicos durante o mês de junho, no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago e o Centro de Hemodiálise, localizados no município de Pinheiro.

Nesta etapa, em Pinheiro, a SES contabilizou 40 cirurgias de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, cirurgia de vesícula e inserção de fístulas arteriovenosas (FAV). Os procedimentos tiveram início quinta-feira (8) e prosseguiram até domingo (11), no Hospital Regional e no Centro de Hemodiálise de Pinheiro. O objetivo é acelerar a realização das cirurgias eletivas.

A diretora geral do Hospital Regional de Pinheiro, Ana Cláudia Carvalho, ressaltou a importância dos procedimentos para população. "Tirar um paciente da espera é garantir qualidade de vida e diminuir o risco de outras morbidades e complicações. Além de promover um atendimento público de qualidade, que é a missão do Sistema Único de Saúde. A infecção por catéter, por exemplo, é um risco alto e a fístula oferece uma segurança a mais no tratamento dialítico" pontuou.

As cirurgias são de média complexidade e os pacientes têm alta em até dois dias de internação, como explicou a coordenadora do centro cirúrgico do hospital, Ana Patrícia Monteiro Martins. "São procedimentos rápidos de até 30 minutos. O paciente dá entrada, faz a profilaxia e depois da cirurgia precisa ficar em observação nesse prazo", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário