O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta terça-feira (18), às obras da Clínica da Família e do Espaço TEA do Sacavém, que substituirão a antiga unidade de saúde do bairro. A nova estrutura representa uma completa requalificação do atendimento em saúde para moradores do Sacavém e áreas vizinhas. O equipamento passa a integrar, em um único espaço, serviços de atenção básica, atendimentos especializados e um centro de referência para crianças autistas e neurodivergentes.
O investimento total é de R$ 2.952.325,75, com prazo de execução de 200 dias e as intervenções serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Durante a assinatura da Ordem de Serviço, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda e servidores, o prefeito Eduardo Braide relembrou outras ações desenvolvidas na região e reforçou que a nova unidade representa um passo importante para melhorar a vida das famílias.
“Aqui teremos uma Clínica da Família totalmente nova e o melhor, com o terceiro Espaço TEA de São Luís, com uma equipe completa para atender crianças autistas e neurodivergentes do Sacavém e região. O prédio será completamente transformado e ninguém vai mais precisar sair do Sacavém para fazer um ultrassom ou ter consulta com pediatra, porque teremos mais especialidades e novos serviços. Tudo estará disponível aqui”.
O prefeito também anunciou para o próximo mês, a entrega da antiga escola Tarcisinho, que foi transformada em creche de tempo integral. “Os pais vão poder trabalhar tranquilos, porque as crianças terão uma educação de qualidade, com quatro refeições por dia, cama para o descanso, brinquedoteca e toda a estrutura necessária”, acrescentou.
Ampliação dos serviços de saúde
A Clínica da Família ofertará todos os serviços tradicionais da atenção primária, acrescidos de consultas com especialistas e exames, permitindo que os moradores tenham diagnóstico mais rápido e atendimento completo sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade.
O espaço contará com consultórios, salas de enfermagem, atendimento multiprofissional, exames de imagem (como ultrassonografia), pediatria, atenção ao idoso e ações de promoção à saúde, incluindo uma área específica do programa Mexa-se, voltada à prática de atividades físicas.
Ao lado da clínica funcionará o Espaço TEA, destinado ao acompanhamento de crianças autistas e neurodivergentes, com equipe formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e outros profissionais.
A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, destacou que a nova Clínica da Família representa um modelo de atendimento mais completo e resolutivo para a população.
“Estamos transformando uma unidade básica em uma Clínica da Família, reunindo todos os serviços de atenção primária e incorporando atendimentos especializados. Isso permite diagnósticos mais rápidos e maior resolutividade, próximos de onde as pessoas vivem. A proposta é levar o cuidado para perto das famílias, ampliando os serviços especializados para que os bairros contem com estruturas completas, capazes de atender idosos, crianças, diabéticos, hipertensos e, também, as demandas específicas das crianças neurodivergentes”, explicou.
A secretária reforçou ainda o compromisso da gestão municipal com o atendimento às crianças autistas. “O prefeito tem ampliado significativamente o acesso das crianças neurodivergentes aos nossos serviços. Já entregamos o Espaço TEA do Hospital da Criança, contamos com um Espaço TEA no São Bernardo que atende 600 crianças e, com o novo Espaço TEA do Sacavém, que será ainda maior que o do Hospital da Criança, vamos beneficiar mais 400 crianças”, afirmou.
Além das obras da nova unidade de saúde, o prefeito destacou as melhorias já realizadas no bairro, como a entrega da escola Darcy Ribeiro, e antecipou as próximas ações na comunidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário