quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Governo federal suspende exames de HIV e hepatites virais no SUS

O governo federal suspendeu todos os exames de genotipagem de HIV e de hepatite C, considerados fundamentais para pessoas que vivem com os vírus porque determinam a combinação de medicamentos que será administrados nos pacientes. 

A determinação de suspender o serviço está numa nota informativa do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, divulgada em 2 de dezembro. Quem assinou o documento foi a diretora substituta do órgão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil pessoas que vivem com HIV estão em tratamento no Brasil.

A pasta justifica a interrupção nos exames devido ao término do contrato para prestação de serviços, que não foi renovado a tempo. Na rede pública, os exames eram realizados desde 2015 pela empresa Centro de Genomas, cujo contrato venceu em novembro deste ano.

Segundo o Estadão, um mês antes do término do contrato, um pregão eletrônico para a contratação do serviço foi concluído sem a escolha de uma nova prestadora porque a empresa ganhadora não enviou toda a documentação exigida, segundo o Ministério da Saúde.

A pasta prevê realizar novo pregão nesta terça-feira (8). A nota informativa ainda diz que as coletas estão temporariamente suspensas, com expectativa de retomada dos serviços a partir de janeiro de 2021. No caso de pacientes vivendo com HIV/Aids, os exames de genotipagem serão coletados e processados apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes. Já os pacientes fora deste grupo que necessitem de troca urgente de terapias serão discutidos individualmente com as câmaras técnicas de cada região. A nota informativa não trouxe alternativas para os pacientes com hepatite C.  

GZH Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário