terça-feira, 21 de setembro de 2021

Parceria com a APAE garante cadeira de roda tetra a pessoas com deficiência


A pandemia da Covid-19 trouxe contingências para o sistema público de saúde, comprometendo a oferta de diversos serviços à população. Um deles foi a entrega de cadeiras de rodas para pessoas com tetraplegia por causa do aumento dos custos de produção. Em São Luís, para evitar que pessoas que necessitem do equipamento sejam prejudicadas, o prefeito Eduardo Braide assinou, nesta terça-feira (21), termo aditivo a um convênio existente entre a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para garantir a continuidade da entrega das cadeiras na capital.

“A APAE é uma instituição referência na assistência a pessoas com deficiência e uma parceira da Prefeitura de São Luís no atendimento à população. Por isso, para garantir a continuidade da entrega de cadeiras de rodas tetra, item essencial para o bem estar e qualidade de vida de pessoas com tetraplegia, vamos complementar os recursos necessários para a compra e entrega destas cadeiras de rodas. E em parceria com a APAE também vamos ampliar outros serviços para garantir a todos um direito tão importante que é o de inclusão social”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.

A assinatura do aditivo aconteceu na APAE São Luís, em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, e a abertura da Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, que acontece de 21 a 24 deste mês com o tema “Cidadania se faz com Inclusão e Respeito”.

De acordo com o presidente da APAE São Luís, Vandelann Rolim, com mais esta parceria será possível garantir a continuidade do programa de dispensação de cadeiras de rodas treta. “O prefeito Eduardo Braide foi muito sensível com o nosso pedido e nos atendeu prontamente, como sempre o fez. A APAE e a Prefeitura já são parceiras, prestando serviços que garantem o bem estar da população de São Luís e manutenção da entrega das cadeiras de rodas é imprescindível para que as pessoas que vivem com tetraplegia tenham qualidade de vida e não fiquem presas a camas”, afirmou.

Aumento dos custos
Em julho deste ano, o fornecedor informou à APAE que os custos de produção das cadeiras de rodas tetra haviam subido 97%, praticamente dobrando o valor para a aquisição, o que inviabilizou a compra e distribuição do equipamento. Por isso, a APAE solicitou à Prefeitura reajuste no convênio já firmado entre a entidade e o Município, sendo prontamente atendida pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

O secretário Municipal Extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, destacou que a paralisação da entrega das cadeiras traria muitos prejuízos às pessoas tetraplégicas. “O Centro de Especialidade em Reabilitação da APAE é o único CER municipal e com a pandemia os materiais necessários para a produção dessas cadeiras se encareceram muito. E a Prefeitura de São Luís, sabendo desta situação, não mediu esforços para evitar a suspensão deste serviço, sendo mais uma ação importante da gestão do prefeito Eduardo Braide para beneficiar as pessoas com deficiência em nossa cidade”, disse.

33 cadeiras por mês
Com o novo aditivo assinado nesta terça-feira (21), será feito um repasse extra de R$ 240 mil destinado à aquisição das cadeiras de rodas tetra, garantindo a entrega de 33 equipamentos do tipo a crianças e adultos por mês. As cadeiras são encomendadas sob medida para cada pessoa e o custo de produção pode chegar a até R$ 2.500,00 por unidade.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, afirmou que a assinatura do termo aditivo ratifica as políticas da gestão do prefeito Eduardo Braide voltadas para as pessoas com deficiência. “Esta é uma pauta que é uma das prioridades da Saúde Municipal, por isso, essa parceria é de grande importância. Sabemos que ainda são muitas as dificuldades, mas temos a sensibilidade e determinação para garantir a estas pessoas e suas famílias mais qualidade de vida e bem estar”, observou.

O Centro de Especialidade em Reabilitação da APAE (CER APAE) faz a entrega de até 250 cadeiras de rodas de diversos tipos por mês entre as quais as cadeiras de rodas tetra, que são utilizadas especificamente por pessoas com tetraplegia - que é a perda dos movimentos dos braços, tronco e pernas.

Por fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS) o CER atende a pacientes de todo o estado, de modo que os recursos garantidos pela Prefeitura de São Luís vão beneficiar pessoas da capital e demais municípios maranhenses pactuados junto à Saúde Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário