sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Gleisi: reonerar combustíveis é "descumprir compromisso de campanha"

Gleisi Hoffmann (PT; foto) criticou, nesta sexta-feira (24), a possibilidade de reoneração dos combustíveis a partir de 1º de março, afirmando que isso seria “descumprir compromisso de campanha”.

“Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha“, publicou no Twitter.

Segundo a residente do PT, a retomada na cobrança dos impostos federais deveria ocorrer apenas após o estabelecimento de uma nova política de preços, sem a paridade com o mercado internacional (PPI).

Gleisi afirma que “isso será possível” com a renovação do Conselho de Administração, em abril.

Não há nenhuma confirmação oficial sobre eventual retomada dos impostos federais sobre os combustíveis a partir de 1º de março.

A isenção, herdada do governo Bolsonaro, está imposta por medida provisória até 28 de fevereiro. O governo pode prorrogá-la, mas ainda não deu nenhuma indicação disso.

Segundo a Petrobras de junho de 2022, antes da isenção, os impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins), respondiam por 9,5% do preço da gasolina na bomba.

ATENÇÃO PROCON: Em São Luís, alguns postos já aumentaram os comnustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário