quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Prefeitura destaca o reggae na quarta noite de programação alusiva aos 412 anos de São Luís


A Jamaica Brasileira ganhou um presente à altura durante a programação organizada pela Prefeitura em homenagem a São Luís pela passagem dos seus 412 anos de fundação. A noite de terça-feira (3), dedicada ao Dia Municipal do Regueiro (5 de setembro), foi embalada por shows de Donna Marie, banda Maneva e do cantor Kevin Isaacs, filho de Gregory Isaacs, destaque da nova geração do reggae. Houve, ainda, apresentações de DJs, radiolas e das cantoras Célia Sampaio e Núbia.

Na noite desta quarta-feira (4), a partir das 19h, as homenagens continuam com outros ritmos, desta vez abrindo alas para o samba e o pagode, gêneros musicais também muito festejados em São Luís e com uma legião de adeptos. A ‘Cidade da Alegria’ receberá Xande de Pilares, Fundo de Quintal Ferrugem e o grupo local Samba da Tamarineira.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou a importância do reggae para a cidade. "Não poderíamos deixar de homenagear o reggae. Afinal, somos a Jamaica Brasileira e esse ritmo pulsa em nossas veias. Nos orgulhamos muito desse título e precisamos fazer jus a ele", destacou Maurício Itapary,

Símbolos emblemáticos da música jamaicana na capital maranhense, as radiolas ganharam um espaço de destaque na festa, realizada na ‘Cidade da Alegria’, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande. Um paredão foi montado em um dos pontos da arena e os regueiros dançaram de duas maneiras: soltos e agarradinhos. Marcou presença a Radiola Estrela do Som e, também, Simone Mouzzi, Filhos de Jah, Levi James, Luís Guerreiro, Biné Star Disco, Jorge Black, Marcos Vinicius, Frank Willer e Ademar Danilo.

"Eu amo o reggae, tanto para ouvir quanto para dançar. Não vejo São Luís sem o reggae, até porque nós somos a Jamaica Brasileira e esse título ninguém tira da gente", disse a animada Gracy Martins, de 47 anos, que curtia as 'pedras' na companhia do marido.

A mais esperada do quarto dia de festa era a cantora Donna Marie, que chegou a ser a principal voz feminina do reggae britânico, por mais de duas décadas, sendo a rainha do ‘Lovers Rock Reggae’. Ela fez sucesso mundial nos anos 1990 com a versão em reggae da canção ‘Think Twice’, originalmente gravada por Celine Dion. No Canadá e no Brasil, a música atingiu o TOP 10 das paradas, sendo conhecida no Maranhão e no Pará como ‘Melô de Poliana’.

'Pedras de responsa'

Visivelmente entusiasmada e sorridente, além do ‘Melô de Poliana’, Donna Marie arrepiou os regueiros com outras ‘pedras de responsa’ e, ainda, recebeu no palco integrantes do Grupo GDAM. A cantora disse que estava trazendo músicas que falam de amor para o show em São Luís e as canções que se referem à vida das pessoas. “Uma vez que os ludovicenses demonstram muito amor sempre que eu chego aqui”, disse ela, que entoou canções como “Sweet Harmony” e “I wanna know what love is”.

As cantoras Núbia e Célia Sampaio também se apresentaram e chegaram a cantar em duo. Núbia, da nova geração de artistas do reggae music no Maranhão, ressaltou sua felicidade em participar da programação organizada pela Prefeitura de São Luís. “Estou muito feliz de poder estar aqui hoje. São as mulheres fazendo história com o reggae do Maranhão e eu estou representando todas elas, inclusive as mulheres pretas”, frisou Núbia.

Kevin Isaacs, filho de Gregory Isaacs, apareceu logo na sequência para a plateia. Ele cantou músicas de seu repertório, a exemplo de ‘Number One’, e algumas do álbum que está sendo preparado no Brasil pelo cantor jamaicano Noris Cole. Antes da apresentação, o artista disse que São Luís e Jamaica são lugares bastante conectados por meio da música. Além disso, deixou uma mensagem aos ludovicenses. “Que os ludovicenses possam continuar essa caminhada sempre fortes como são”, frisou.

A banda Maneva encerrou a quarta noite de exaltação à 'Cidade dos Azulejos'. Fernando Gato, Felipe Sousa, Diego Andrade, Fábio Araújo e Tales de Polli chegaram com muita descontração e subiram ao palco por volta de meia noite, levando vibrações positivas para a ‘Cidade da Alegria’. “Trouxemos a nossa alegria, o nosso reggae, pois é motivo de grande prestígio estarmos aqui nesta festa, uma vez que sabemos o quanto o reggae é importante para São Luís, assim como é para nós”, disse Fernando Gato.

Além das canções já conhecidas dos fãs, a banda levou repertório novo para a apresentação, como a música ‘Me leva’. O grupo chegou no embalo das novidades da banda, pois nesta quinta-feira (5) vai lançar o álbum ‘Origem’, após três meses intensos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário