A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e da Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início, na tarde de segunda-feira (2), à Semana do Meio Ambiente. O evento ocorre até esta quinta-feira (5), com vasta programação.
Com o tema “Educar e Cuidar: Plantando o Futuro da Nossa Cidade”, a semana pretende incentivar a cultura das boas práticas e despertar a conscientização da população para o emprego de ações para o cuidado e preservação ambiental.
“Esse é um momento único de pensar em uma política pública de Meio Ambiente em parceria da Prefeitura com várias instituições. A Educação ambiental é tão necessária porque só se aprende a cuidar de algo quando se entende e consegue compreender a sua importância”, disse a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, durante a cerimônia de abertura.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, falou sobre a importância de pensar o meio ambiente a partir de várias mãos, envolvendo a sociedade nesse processo, trabalhando tanto a educação como o fazer na transformação ambiental.
“O meio ambiente é uma política pública que precisa estar de mãos dadas com a população, com a sociedade civil. Por isso, nossas ações são voltadas para trazer e chamar a sociedade para essa responsabilidade que é, também, uma questão de saúde pública e de um ambiente melhor para todo mundo”, destacou Karla Lima.
Na oportunidade foi feita a apresentação do Plano Municipal de Arborização Urbana do Município de São Luís, o lançamento do livro digital “Arborização Urbana – Ruas e praças de São Luís” e o anúncio do programa Link Verde. A cerimônia contou ainda com a assinatura do Decreto de Tombamento de 4 espécies arbóreas como de proteção especial.
“A Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão. A educação ambiental é uma ferramenta importantíssima para mudarmos nossas práticas diárias e de convencimento de nossos cidadãos. Ações como estas que estão sendo apresentadas buscam dar qualidade de vida à nossa população, mostrando a sensibilidade do Município, a eficiência técnica e o envolvimento com a comunidade”, ressaltou o promotor de Defesa do Meio Ambiente da 9ª Promotoria de Justiça especializada de Termo Judiciário de São Luís, Claudio Rabêlo Correia Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário