sábado, 22 de junho de 2019

DIA DE PORTUGAL: Lítero e Instituto Áurea Faria promoveram II Copa Infantil de Futsal

O time Recrutinhas do BIS foi o grande campeão da II Copa Infantil de Futsal Dia dePortugal. A competição foi realizada durante a manhã do sábado, dia 15 de junho (2019) no Ginásio Poliesportivo Comendador Abraão Valinhas, do Instituto Beneficente Áurea Faria (bairro da Divinéia, na área do Olho d'Água – em São Luís).


Promovido pelo segundo ano consecutivo pelo Grêmio Lítero Recreativo Português de São Luís em parceria com o Instituto Beneficente Áurea Faria, o torneio é uma homenagem dos promotores ao Dia de Portugal, comemorado dia 10 de junho, data em que faleceu o poeta Camões, autor do poema épico Os Lusíadas.

Neste ano o torneio foi realizado dia 15 porque o dia 10 coincidiu ser uma segunda-feira, dia em que as crianças estão em sala de aula.
A II Copa Infantil de Futsal foi aberta pelo médico Manuel Faria, presidente do Instituto Áurea Faria, presentes o Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão, empresário Abraão Valinhas Júnior; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Maranhão, advogado Júlio Moreira Gomes Filho; o presidente da Diretoria Executiva do Grêmio Lítero Recreativo Português, advogado Carlos Nina, convidados, pais e torcedores das equipes participantes, que fizeram a festa na arquibancada do ginásio.

PARTICIPANTES
Participaram do torneio as equipes da AABB, Balão Mágico, Instituto Áurea Faria, Lítero Português, Meninos de Ouro e Recrutinhas do BIS. Todos formados de crianças de 8 a 12 anos.

Antes dos jogos as equipes entraram portando as bandeiras de seus times. Os Recrutinhas do BIS foram os primeiros a entrar, com a bandeira do Brasil. Em seguida, as equipes da AABB, do Balão Mágico e dos Meninos de Ouro. O Instituto Áurea Faria entrou com a bandeira do Maranhão e, por último, o Lítero, com a bandeira do Clube e de Portugal.

Os jogos se desenvolveram em clima de fraternidade, apesar de disputados, com os atletas jogando com bastante empenho e competividade e acompanhados com entusiasmo e vibração pelos seus responsáveis, técnicos e torcidas de cada time.

Para o Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, Abraão Valinhas Júnior, "foi uma festa muito bonita para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas." O presidente do Instituto Beneficente Áurea Faria, médico Manuel Faria, ressaltou que "foi um dia gratificante porque pudemos proporcionar às crianças que participaram e aos pais que os acompanharam momentos de alegria."

Ao final dos jogos a equipe Recrutinhas do BIS sagrou-se campeã. O time do Instituto Áurea Faria foi o vice-campeão e os Meninos de Ouro, campeão do torneio de 2018, ficou em terceiro lugar este ano. O time do Lítero ficou em quarto lugar.

Enzo Leandro Estevam, do Meninos de Ouro, e Wítalo Guilherme Barros, da equipe do Instituto Áurea Faria, foram os melhores goleiros do torneio, conquistando esse troféu, enquanto Rafael Vinícius Dias Silva, também do Meninos de Ouro, recebeu o prêmio de artilheiro da competição. Todos os jogadores receberam medalhas de participação.

ORGANIZAÇÃO

A II Copa Infantil de Futsal Dia de Portugal teve a coordenação do desportista e árbitro de futebol Sérgio Faray, que fez esse mesmo trabalho na Copa de 2018, com sua equipe composta pelas mesárias Lívia Faray e Dulce Magalhães, os árbitros Márcio Faray e Jeferson Freitas e o Matheus Alles, estudante de fisioterapia. A equipe foi agraciada também com a medalha de participação.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário