terça-feira, 4 de junho de 2019

Festa do Divino de Alcântara em exposição no Fórum de São Luís

Festa do Divino de Alcântara em exposição no Fórum de São LuísAberta nesta terça-feira (04), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), em São Luís, a exposição “O divino e seus devotos: tempo de celebrar”, do fotógrafo Charlles Eduardo. São 35 fotografias produzidas entre os anos de 2014 e 2018, que mostram a tradição e riqueza da festa na cidade maranhense de Alcântara, umas das principais celebrações religiosas do país. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de junho, para visitação das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Artes Celso Antônio de Menezes, localizada no hall do Fórum.

O fotógrafo Charlles Eduardo disse que o mais fascinante da festa para ele são a missa e o cortejo do mastro “que percorre as ruas da cidade. É lindo ver o envolvimento da comunidade local, principalmente as crianças e as caixeiras”, afirmou. Ele conta que é preciso ter um olhar diferente e ser muito ágil; ficar atento a tudo que acontece no festejo; dos detalhes das roupas à preparação do tradicional licor.

O professor, historiador e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Euges Lima, disse, durante a abertura da exposição fotográfica, que a exposição reforça a tradição da cultura popular que é a Festa do Divino, “uma manifestação muito forte da nossa cultura e que no Maranhão tem características próprias, diferentes de outras regiões do país, como a forte presença das mulheres”, acrescentou. Ele destacou que em Alcântara o festejo é comandado pelas caixeiras e em São Luís é celebrado também nos terreiros de tambor de mina.

FESTA - A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara, oriunda de Portugal, é um ritual do catolicismo popular, marcado pela presença significativa de mulheres (as caixeiras) que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino. Este ano as festividades começaram no dia 29 de maio e vão até 09 de junho, sendo esperados 50 mil visitantes nos 12 dias de programação que conta com participação ativa da população local.

Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típicos da região. O ponto alto acontece no final de semana do Domingo de Pentecostes. Além da programação religiosa, a festa contempla shows na Praça da Matriz de Alcântara.

Charlles Eduardo já mostrou suas fotografias da Festa do Divino em exposições realizadas em Alcântara, São Paulo e São Luís. E retornou agora para uma nova exposição na Galeria de Artes do Fórum Des. Sarney Costa, na capital maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário