sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Comunidade Libanesa e Convívio Intercultural

Carlos Nina*


A TV Cidade, Rede Record, veiculará domingo, 22 de novembro, às 10:00h, entrevista do desembargador Jorge Rachid ao jornalista Moreira Serra Júnior, sobre o Líbano. É o Dia da Comunidade Libanesa no Maranhão, resultante de Projeto de Lei do deputado Eduardo Braide, autor, também, do PL que instituiu 10 de junho como o Dia da Comunidade Portuguesa no Maranhão.

No Lítero, como parte do Projeto Fênix - conjunto de projetos que idealizei para reativação do Clube -, iniciei com o italiano Francesco Cerrato, em reunião que tivemos no dia 23 de outubro de 2018, na sala da Câmara de Mediação e Arbitragem do Lítero, o Projeto Convívio Intercultural, que logo recebeu o apoio de Abraão Valinhas Júnior e José Maria Alves da Silva (Portugal), Mario Cella (Itália), Jorge Rachid Maluf, Najla Buhatem Maluf, Malba do Rosário Maluf Batista e Maick Wassouf Fiquene (Líbano), Lídia Pflueger Pereira (Alemanha), Pablo Castro Lima (Espanha), Manoel Caro (Peru), Jorge Martins e Isabela Pearce (Brasil).

A ideia me ocorreu dos conflitos que ensejaram a imigração em massa e a resistência de parte das comunidades. Lancei-a em recepção aos profissionais da mídia, na sede do Lítero, na Praça João Lisboa, em São Luís, em janeiro de 2018. 

No Informativo do Lítero, edição de outubro a dezembro de 2018 (disponível no site www.literoportugues.com), enfatizei que o ano de 2019 seria de grandes desafios e redobradas esperanças. A violência espalhava-se pelo mundo, que a compartilhava incessantemente via Internet.

Ocorreu-me que o Lítero poderia estimular a convivência dos imigrantes das diversas nacionalidades e seus descendentes, promover a troca de experiências culturais e a convergência para facilitar a superação de diferenças que no mundo alimentam a discórdia.

Esse seria o objetivo do Convívio Intercultural: congregar os imigrantes de todas as origens para, em convivência fraterna, compartilhar sua cultura, interagir para superar diferenças, encontrar convergências. Uma resposta à divisão que a intolerância e o radicalismo vinham – e continuam - produzindo.

Escrevi, então, ao português António Manuel de Oliveira Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, solicitando informações sobre a existência de alguma experiência do gênero. Falei-lhe do Lítero, do Projeto Fênix, que lancei em 2016, com a presença do Deputado Carlos Páscoa, da Assembleia da República de Portugal (vide no site www.literoportugues.com), e do Projeto Convívio Intercultural, que visava, congregar no Lítero os imigrantes das diversas nacionalidades radicadas nesta cidade. O Lítero seria disponibilizado sob o espírito da solidariedade lusitana, para o diálogo, procurando identidades para superar as diferenças naturais da diversidade na migração.

O imigrante busca dias melhores, paz, prosperidade e isso implica em conviver pacificamente com os demais.

A COVID-19 interrompeu os planos de exposições coletivas, mas não impediu a convivência virtual, que busca agora novos caminhos para viabilizar os mesmos objetivos.

Participe, também. O Convívio Intercultural visa ao crescimento de todos, na enriquecedora experiência de ouvir, conhecer e respeitar cada um, o outro. Afinal, todos nós também somos, cada um, o outro.


*Advogado, jornalista e presidente do Lítero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário