terça-feira, 10 de novembro de 2020

Governo entrega Espaço do Diabético na Policlínica Diamante


Promover melhor acolhimento do paciente portador do Diabetes, com ambiente confortável e atendimento humanizado. Foi com esse objetivo que o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou o Espaço do Diabético na Policlínica Diamante, nesta segunda-feira (9). No local, o paciente além de ter acesso a medicamentos, também poderá realizar a marcação de consultas e receber orientações com médico clínico e curativos. 

“Através do espaço, o Governo do Estado oportuniza ao paciente diabético uma assistência completa e qualificada com educação continuada. Isso significa que conseguiremos aumentar o alcance de pessoas atendidas, pois com o rastreamento e escuta feitas pelo município, faremos o diagnóstico precoce, garantindo cuidado em tempo oportuno”, disse a secretária Adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira. 

O serviço foi entregue em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Na ocasião, os presentes puderam passar por consultas de triagem com equipe de enfermagem e médico clínico, recebendo, também, orientação para curativos de pé diabético, além da dispensação de medicamentos úteis para o tratamento e controle da doença. 

O Espaço do Diabético atenderá tanto pacientes que fazem parte do Programa do Diabetes da Policlínica Diamante, como também por demanda livre aos que apresentarem algum tipo de descompasso ou outras alterações no quadro de saúde. Para isso, será possível fazer marcação de consultas e exames de modo presencial, com suporte em Serviço Social e Educação Continuada àqueles que precisarem de observação com dispensação de insulinas. Os dias e horários de funcionamento serão sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas. 

De acordo com a diretora geral da Policlínica Diamante, Ana Carolina Marques, somente após o primeiro atendimento com o médico clínico é que o paciente será encaminhado para as demais especialidades. “Se for o caso de ele precisar da dispensação de insulina, o paciente automaticamente entrará no Programa do Diabético, juntamente com suporte em Endocrinologia, Nefrologia, Oftalmologia, dentre outros. Atualmente, estamos fazendo a dispensação do medicamento a 780 pacientes, entre adultos e crianças”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário