sexta-feira, 15 de junho de 2018

Governo e Prefeitura dão a largada da programação oficial do São João de Todos 2018

O São João de Todos 2018 promete reunir os maranhenses e atrair milhares de visitantes à capital com as atrações do período. O festejo, maior manifestação da cultura popular local, teve a programação oficialmente aberta nesta sexta-feira, 15, em cinco arraiais oficiais, além de organizações nos bairros e municípios do interior. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, a festança junina conta com mais de 500 atrações locais, shows de nomes da MPM e participação de artistas nacionais se apresentando até o dia 1° de julho. 
Na capital, o público vai prestigiar as atrações dos arraiais do Centro Social dos Servidores do Estado - Ipem (Calhau), Praça Maria Aragão (Beira Mar), Vila Palmeira (Vila Palmeira), Praça Nauro Machado (Centro Histórico de São Luís); e em Imperatriz, na Beira Rio. No grupo de não-oficiais, o festejo do Largo de Santo Antônio, na Igreja Santo Antônio (no período de 23 a 30 de junho), Centro Histórico; nos bairros de Fátima, Liberdade, Cohatrac, Anil, Cohajap, João Paulo, João de Deus, Cidade Operária, Anjo da Guarda e Vila Embratel.
O São João é uma festa para a família, para reunir, para diversão, avalia o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. “Todos os arraiais oficiais seguem um parâmetro de estrutura que garante a segurança, possibilita espaço à diversidade das manifestações que se apresentam e vai, certamente, atrair um grande público – de dentro e fora do Estado. Uma festa que já é sucesso, repetindo os períodos juninos anteriores. Esperamos que as famílias venham curtir e prestigiar essa variedade cultural maranhense”, enfatizou.
"O São João de Todos, realizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, vai presentear São Luís com 17 dias de festejos juninos em arraiais tradicionais e em bairros da cidade. Esse é um esforço conjunto para valorizar as danças folclóricas e artistas da cultura popular, além de shows nacionais", completa o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Ainda na festa de abertura, os grupos de Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula deram as boas vindas aos amantes do período. Nomes aclamados como o Boi de Axixá, Boi Barrica, Nina Rodrigues, Maioba e Morros se apresentaram para saudar o São João no primeiro dia de atrações. Os arraiais do Ipem e da Praça Maria Aragão ofertaram o Barracão do Forró, onde grupos do estilo se apresentam ao longo das noites e prometem fazer o público ‘arrastar chinela’. 
Os arraiais oferecem ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras que valorizam a riqueza e diversidade de expressões da cultura popular maranhense, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.
O Governo do Estado apoia, ainda, festas tradicionais como a Festança Junina do Ceprama, o Encontro de Gigantes, os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi.


Homenagem
O São João 2018 traz o tema Bumba Meu Costa de Mão, homenageando os grupos de Bumba Meu Boi deste sotaque. São originários da região do Litoral Ocidental Maranhense, com berço em Cururupu, vindo também de Serrano do Maranhão, Bacuri e São Luís. O ritmo é cadenciado e marcado por instrumentos de percussão, como caixa, maracá e pandeiro. A indumentária é rica em bordados e adereços. Na cultura popular maranhense, representam, com o sotaque de Zabumba, a identidade do povo negro dentro do Bumba-meu-boi.
“A proposta é valorizar esses grupos de estilo único, que se caracteriza pela batida do pandeiro feita com as costas das mãos”, reforça o titular da Sectur, Diego Galdino. Na abertura do festejo, os grupos Boi de Soledade e Boi da Vila Conceição do Coroadinho representaram o sotaque nos arraiais das praças Nauro Machado e Maria Aragão, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário