O advogado e jornalista Carlos Nina assumiu a presidência do Circolo Italia do Maranhão, sucedendo à advogada e juíza aposentada Mônica Elias De Lucca. A eleição e posse dos eleitos foi em almoço na Pizzeria Nonno Giotto, na Avenida Litorânea, na capital maranhense, São Luís, no último domingo de abril de 2025.
O Circolo Italia
O Circolo Italia é uma associação civil, sem fins políticos, econômicos ou de lucro, fundada em 5 de abril de 1981, com vistas a congregar e representar a comunidade italiana no Maranhão, para preservar e difundir a cultura italiana, através de eventos e intercâmbios, dentre outras finalidades previstas em seu estatuto.
Além de italianos e seus descendentes, podem fazer parte do Circolo Italia brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, “que tenham disposição para realizarem atividades em benefício das comunidades italiana e ítalo-brasileira e em prol do desenvolvimento das relações culturais, artísticas, sociais, humanitárias, econômicas, assistenciais, recreativas e esportivas entre a Itália e o Brasil”, como prevê o Estatuto do Circolo.
Nova Diretoria
Eleita por aclamação na Assembleia Geral do dia 27/04/207, a nova Diretoria do Circolo Italia está assim composta: Aden Testi (Vice-Presidente); Cinthya Brito Agostino (Diretora Secretária-Geral); Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi (Diretora de Eventos); Andrea Maio (Diretor Cultural); Luca Bianucci (Diretor-Tesoureiro); Fernanda Melo Matos Martins (Diretora de Relações Institucionais). O Conselho Fiscal é integrado por Adolfo Rossetti, Demetrio Saccomandi e Fabíola Andréa Nina Faray (efetivos) e Mario Cella, Edimar Fernando Mendonça de Sousa e Gustavo Damianse Almeida (suplentes).
Mario Cella, Adolfo Rossetti, Andrea Maio, Ana Zandomeneghi, Carlos Nina, Cinthya Brito Agostino, Aden Testi e Luca Bianucci, na Pizzeria Nonno Gioto, após a eleição
Prestação de Contas
Ao deixar o cargo, a presidente Mônica De Lucca fez um relato das atividades em sua gestão. Mônica De Lucca, catarinense, exerceu a judicatura em seu Estado e, após aposentar-se, veio para o Maranhão, onde desenvolve nova atividade profissional junto ao Consulado da Itália em São Luís e à Câmara Ítalo-brasileira de Indústria e Comércio. No dia 3 de abril (2025), a presidente Mônica De Lucca recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por proposta do deputado estadual Leandro Bello, o título de Cidadã Maranhense.
Mônica De Lucca discursa na Assembleia Legislativa do Maranhão na solenidade em que recebeu o título de Cidadã Maranhense (Foto: Wesley Ramos)
Juíza Suelly Feitosa, desembargadores Jamil Gedeon e Gervásio Protásio Júnior, do TJMA, Mônica De Lucca, deputados estaduais Leandro Bello e Carlos Lula, desembargadores Paulo Velten (TJMA) e James Magno (TRT-MA) e o Agente Consular da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato (Foto: Wesley Ramos)
Reativação do Circolo
A presidente Mônica destacou a importância de Francesco Cerrato, Agente Consular da Itália no Maranhão, para a reativação do Circolo Italia, “visando a dar visibilidade à comunidade italiana e fortalecê-la, o que foi prontamente aceito.” Disse Mônica, enfatizando que a “estratégia de crescimento e fortalecimento da comunidade italiana proposta por Francesco abrangeu a Instalação de um Comitato Dante Alighieri no Maranhão, a reativação do Circolo Italia”, dentre outras medidas.
Regularização institucional
Dada sua formação jurídica, Mônica De Lucca cuidou de regularizar as pendências do Circolo Italia junto à Receita Federal e registros cartorários, além de promover uma atualização no estatuto da entidade.
22 eventos de congraçamento
Em seu discurso, Mônica agradeceu “a cooperação inestimável dos parceiros institucionais, Agência Consular da Italia em São Luis e Societá Dante Alighieri do Maranhão, que estiveram junto com o Circolo Italia em todas as iniciativas, eventos e promoções, realizados no período da Gestão 2022-2025. Foram vinte e dois (22) encontros festivos, entre almoços e jantares, com destaque para as três edições do espetacular Pic Nic de Ferragosto, realizadas na Casa Pitanga, gentilmente disponibilizada por seu proprietário e amigo do Circolo Italia Antônio Augusto, festa que pelo sucesso de público e de crítica, entrou no calendário permanente do Circolo Italia do Maranhão.”
Eventos culturais
Ainda em seu discurso Mônica informou que “O Circolo Italia também disponibilizou à sociedade maranhense no mesmo período de 2022 a 2025 16 eventos literários e/ou culturais, sendo 8 presenciais e 8 on line, alguns concebidos e promovidos por iniciativa própria, outros com adesão e apoio a eventos concebidos e estruturados por outras instituições parceiras como a Scuola Dante Alighieri de São Luis, a Scuola Dante Alighieri de Joinville, a Scuola Dante Alighieri de Recife, o Consulado da Itália em Recife, a Agência Consular da Italia em São Luís, a Academia Maranhense de Letras, a Associação dos Magistrados Catarinenses e o Núcleo de Estudos de Filosofia Italiana da UFMA, que permitiram dar acesso à comunidade italiana a eventos educativos e culturais de elevado nível e ótima qualidade.”
Informativo, Dia da Comunidade Italiana e Utilidade Pública
A presidente Mônica destacou a iniciativa importante do Diretor Cultural do Circolo Italia Adriano Lopes, que foi o “relançamento do informativo periódico Italiani-MA, com notícias e informações de interesse da comunidade”, bem como a articulação do Circolo Italia junto à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, “para a promoção de uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Comunidade Italiana no Maranhão e Festa da República Italiana.” De Lucca relatou ainda a aprovação, pela Câmara Municipal de São Luís, com sanção do Prefeito Municipal, do reconhecendo do Circolo Italia como entidade de Utilidade Pública, consagrado na Lei Municipal nº 7.112, de 19 de Janeiro de 2023.
Continuidade
Após assumir o cargo, Carlos Nina agradeceu a confiança da comunidade italiana, “no seio da qual sempre tive generosa acolhida”. Nina destacou o apoio do amigo Mario Cella, a quem conheceu desde a década de 70, quando ambos trabalharam na redação do Jornal do Maranhão, do qual Nina foi Secretário da Redação. Agradeceu ao Agente Consular da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, “a quem conheci antes de sua nomeação para a agência consular italiana e com quem iniciamos um projeto chamado Convívio Intercultural, para reunir as comunidades de imigrantes em eventos para compartilhamento de culturas, projeto interrompido pela pandemia da COVID-19. Finalmente, agradeceu à Mônica De Lucca, “cuja administração incrementou o convívio da comunidade italiana, que sempre me acolheu com generosidade”, e aos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal que se dispuseram a compor a Chapa para dirigir o Circolo no período de abril de 2025 a abril de 2028.
Mario Cella, Carlos Nina e Francesco Cerrato
Carlos Nina
Advogado e jornalista, Carlos Nina é juiz estadual aposentado, foi Promotor de Justiça, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, foi Conselheiro Federal da OAB, presidiu o Rotary Club São Luís Praia Grande, o Grêmio Lítero Recreativo Português e é membro fundador do Instituto dos Advogados do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
Pós-doutorado em Messina (Sicília), na Itália, tem artigos sobre a Itália. O último, em 2024, é sobre a imigração italiana no Brasil: “O Sesquicentenário da imigração italiana no Brasil e 80º aniversário da FEB na Itália”. Escrito em parceria com o Coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro, ex-Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e atualmente Adido Militar do Brasil na Colômbia, o artigo foi publicado na coletânea Memória dos 150 anos – imigração italiana no Brasil, livro organizado por Maria Carolina Russo, Gabriela Weber Buonocore e Márcio Martelli, como parte das comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Brasil.
Coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro entre o
Sargento James Franck de Assis Lopes e Carlos Nina
Francesco Cerrato entre os irmãos Carlos Sebastião e Carlos Alberto Nina,
em visita ao escritório NINA Advogados Associados
Fonte: ACCI (Circolo Italia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário