A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) promove, neste sábado (4), das 7h30 às 13h, no Parque do Bom Menino (Centro), o “Encontro de Capoeiristas – São Luís: Identidade e Patrimônio”, atividade que integra as ações do Programa Continuado de Educação Patrimonial “O Patrimônio nas Escolas”. O evento, aberto ao público, conta com apoio da Vice-Prefeitura, das secretarias de Educação (Semed) e Desporto e Lazer (Semdel), Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e Instituto Sotaques. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do patrimônio cultural.
A capoeira é reconhecida pelo Iphan, desde 2008, como Patrimônio Cultural do Brasil, com o registro da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão e do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes. Em 2014, a Unesco também a declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, consolidando seu valor como expressão cultural e instrumento de identidade, memória e resistência.
A programação terá início com o credenciamento e a caminhada dos grupos no Parque do Bom Menino, seguida da abertura solene com a presença de autoridades municipais e representantes da capoeira. Em seguida, a presidente da Fumph, Kátia Bogéa, falará sobre o impacto do Programa Continuado de Educação Patrimonial “O Patrimônio nas Escolas”, que vem transformando a relação de estudantes e da comunidade com o patrimônio cultural de São Luís, despertando consciência, pertencimento e orgulho de nossa identidade.
Cerca de 600 capoeiristas de aproximadamente 40 grupos participarão das atividades, que incluem rodas de conversa com mestres e mestras da capoeira, abordando o tema “Mestres e Mestras: guardiões da tradição e desafios contemporâneos”, além de uma oficina prática voltada ao compartilhamento de técnicas, ritmos e musicalidade dessa manifestação cultural.
A programação contará ainda com a presença de cerca de 80 estudantes da U.E.B. Ministro Carlos Madeira e U.E.B. Lindalva Teotônio, integrantes do universo de 100 escolas que integram o Programa O Patrimônio nas Escolas, fortalecendo a relação entre educação, identidade e patrimônio cultural.
O encerramento ficará marcado por uma grande roda, reunindo mestres, mestras, grupos participantes, estudantes e convidados, simbolizando a união, a resistência e a força dessa manifestação cultural.
Programa
O Programa Continuado de Educação Patrimonial “O Patrimônio nas Escolas” tem como objetivo central promover uma formação cidadã crítica e participativa, aproximando a comunidade escolar do conjunto do patrimônio cultural de São Luís — material e imaterial. O programa busca ampliar a compreensão sobre memória, identidade e diversidade, envolvendo estudantes, professores e a sociedade na preservação e difusão desse legado.
Serviço
O quê: Encontro de Capoeiristas – São Luís: Identidade e Patrimônio
Quando: Sábado - 4 de outubro de 2025, das 7h30 às 13h
Onde: Parque do Bom Menino – Av. Alexandre de Moura, Centro
Programação: caminhada, abertura solene, rodas de conversa, oficina prática e grande roda de encerramento.
Entrada gratuita e aberta ao público
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário