segunda-feira, 27 de junho de 2016

Operação Lei Seca autua mais de 100 motoristas embriagados nas ruas

Na Operação Lei Seca, realizada do último fim de semana, em São Luís, 119 motoristas foram autuados por alcoolemia. Do total, 97 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro, o que também caracteriza infração. Mais de 400 testes foram aplicados e 21 motoristas foram flagrados no equipamento com teor alcoólico acima de 0,04 mg/l (miligrama de ar alveolar por litro de sangue). Houve ainda um condutor conduzido à delegacia por crime de trânsito, mediante termo de constatação por embriaguez.
O motorista que se recusa ou é flagrado no teste do etilômetro, com alcoolemia inferior a 0,33 mg/l, paga multa de R$ 1.915,40, e tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Em caso de crime, que também pode ser atestado por meio do termo de constatação por embriaguez, o condutor é ainda preso, e tem que pagar fiança arbitrada pelo delegado, que receber a ocorrência.
Entre os mais de 400 motoristas que realizaram o teste com o etilômetro, na blitz da Lei Seca, estava o médico Francisco Carlos Júnior. Ele disse que não bebe, por uma questão de saúde e apoia as operações. “O motorista que bebe tem que entender que não pode dirigir, o álcool além de causar males à saúde, deixa a pessoa sem condições de dirigir. É preciso fiscalizar e punir até que ninguém mais resolva fazer essa combinação”, disse ele.
O cantor Márcio José Lima, também fez o teste do etilômetro, para servir de exemplo. Acostumado à vida noturna, ele diz que não consegue dirigir tranquilo na madrugada, pois já cruzou várias vezes com motoristas bêbados. “Encontrar uma blitz da Lei Seca, na noite, faz eu me sentir menos vulnerável. À noite, eu sei que tenho que dirigir por mim e, principalmente, pelos outros”, afirma ele.
O engenheiro eletricista Renato Souza fez o teste do etilômetro pela primeira vez e também concorda com a fiscalização. “A Operação Lei Seca salva vidas, tem tirado muita gente alcoolizada das ruas. Acho que deveria acontecer em mais pontos da cidade”, sugere Renato.
Na Operação Lei Seca, do fim de semana, também foram recolhidos 22 carros e 11 motocicletas, por falta de licenciamento, sem placas, entre outras infrações, que tem como penalidade a remoção do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário