sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

DPE encontra várias irregularidades na UPA de Coroatá

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Coroatá, realizou uma inspeção na Unidade de Pronto Atendimento do referido município e expediu várias recomendações à Secretaria de Estado da Saúde (SES), para garantir a regularização das condições de funcionamento da instituição e a devida assistência em saúde à população.
A vistoria na unidade foi realizada no dia 6 de fevereiro pelos defensores públicos Ademir Vaz Alencar e Mário Sérgio Moura Santos. Na ocasião, eles visitaram todas as salas e setores da unidade, observando as instalações físicas e mantendo diálogo com funcionários e pacientes, onde puderam colher várias observações e queixas.
Os defensores observaram que a UPA deveria funcionar apenas como unidade de primeiro atendimento, recebendo os pacientes, estabilizando a situação clínica e, de pronto, encaminhando para leitos em hospitais de média e alta complexidade. No entanto, não é o que acontece. Como não há leitos disponíveis nos hospitais-destino, a própria unidade precisa improvisar leitos de internação.
Além disso, a estrutura física também necessita de reparos e melhorias, há a falta recorrente de medicamentos simples e de ampla utilização e faltam colchões, cadeiras, poltronas e material de escritório e a equipe também não é suficiente para atender a toda a demanda da UPA.
Na recomendação, os defensores destacaram a necessidade de melhoria no sistema de regulação de leitos; a regularização no abastecimento da farmácia com medicamentos; o fornecimento de materiais como colchões e material de expediente e a contratação de profissionais de enfermagem, farmácia e radiologia.
Ainda no documento, os defensores públicos também solicitaram informações sobre a viabilidade de construção de um hospital em Coroatá, destinado à média e alta complexidade, tendo em vista que a UPA não tem condições de atender toda a demanda local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário