sábado, 8 de outubro de 2022

Monumento Pedra da Memória passa por obras de conservação


Após passar por obras de conservação, a Pedra da Memória – monumento em homenagem à maioridade de Dom Pedro II e sua coroação como imperador do Brasil - foi entregue, nesta quinta-feira (6), pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A solenidade de entrega contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, na ocasião representando o prefeito Eduardo Braide.

As obras do monumento, localizado na Avenida Beira-Mar, abrangeram a limpeza geral, remoção das pinturas e argamassa (próteses indevidas) e prótese e impermeabilização protetiva da Pedra da Memória. Já os canhões que ladeiam o monumento receberam os serviços de limpeza geral, tratamento anticorrosivo, preenchimento e vedação das lacunas e tratamento protetivo. Para a recolocação dos canhões, foram construídas duas bases. O projeto e execução foram realizados pela Fumph com investimentos de R$ 110.279,63. A Semosp foi responsável pela recuperação das calçadas, mureta e serviços de iluminação do posteamento (lampiões) do entorno.

Monumento

Com projeto do engenheiro militar José Joaquim Lopes, a Pedra da Memória foi construída entre os anos 1841 e 1844. Inicialmente foi montada em frente ao portão da retaguarda do Quartel de Guarnição Federal do Campo do Ourique, nas proximidades do atual Complexo Deodoro.

Localizado desde a década de 1950 na Avenida Beira-Mar, para onde foi levada por meio de uma campanha realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras, a Pedra da Memória fica em um dos baluartes semicirculares - o Baluarte São Damião, no Forte São Luís. O monumento tem grande valor histórico e cultural, sendo protegido legalmente nos tombamentos de conjunto – Estadual, Federal e Mundial.

O obelisco é constituído por uma pirâmide em quatro faces, em pedra de lioz assentada em uma base quadrangular, sobreposta em degraus de pedra. Na face da pirâmide voltada ao mar, consta o brasão que representa o escudo das armas do exército imperial, bem como uma inscrição que faz referência à maioridade de Dom Pedro II e sua coroação como imperador do Brasil.

Na década de 1970, a Pedra da Memória foi ladeada por dois canhões, um de origem inglesa, fundido no reinado de Jorge III, séc. XVIII, com brasão do reinado marcado em sua face superior e outro de origem francesa, peça da primeira metade do séc. XVIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário