sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Desembargador Jorge Rachid fala sobre a Colônia Libanesa no Rotary Praia Grande

O palestrante ladeado por descendentes de libaneses presentes à reunião:
 Adriana Guimarãse, Hildenê Bastos, Silvia Dino e Najla Maluf

Mônica de Lucca, presidente do Círcolo d´Itália, desembargador Jorge Rachid Maluf, Carlos Nina, José Augusto Oliveira, secretário do Clube, Francisco Da Terra, presidente da Associação dos Rotarianos de São Luís, e Mario Cella, ex-presidente do RC Praia Grande


Participantes da reunião

O desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf falou sobre o Líbano e a Colônia Libanesa no Maranhão na reunião do Rotary Club São Luís Praia Grande nesta quinta-feira (10/11/2022). Após a palestra o Clube ofereceu aos associados e convidados um almoço à base da culinária libanesa.


A palestra faz parte da parceria do Rotary Club São Luís Praia Grande com o Projeto Convívio Intercultural, movimento informal criado por Carlos Nina e Francesco Cerrato e que reúne, em grupo de WhatsApp, imigrantes e descendentes de imigrantes.

A iniciativa teve o incentivo e o apoio de Mario Cella e logo contou com o apoio de Abraão Valinhas Júnior e José Maria Alves da Silva (descendentes de portugueses), Najla Maluf, Jorge Maluf, Malba Maluf Batista, Silvia Jorge Dino (descendentes de libaneses) e descendentes de outras nacionalidades.

A parceria com o Projeto Convívio Intercultural já havia levado ao RC SLZ Praia Grande o cônsul honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, que falou sobre a Itália, e, nesta semana, o convidado foi o desembargador Jorge Rachid, que integra o Convívio, para falar sobre o Líbano.

Carlos Nina pretende levar para o Rotary palestras sobre os outros países que estão representados no Convívio Intercultural e acredita que Silvia Dino, que integra o Convívio Intercultural e o sucederá na presidência do Clube a partir de julho de 2023, dará continuidade à programação.

Em sua palestra sobre o Líbano Jorge Rachid destacou a resistência dos libaneses às tentativas de dominação que o povo sofreu ao longo de sua história e a convivência pacífica dos crentes de religiões distintas, cujos templos ladeiam-se em praça pública.

O desembargador Jorge Rachid falou também da colônia libanesa no Maranhão, citando os nomes dos inúmeros imigrantes que se instalaram no Estado, constituíram famílias e tem contribuído nas diversas áreas das atividades do Estado. Falou da rica culinária libanesa já incorporada aos hábitos locais e da literatura, citando o poeta Khalil Gibran e sua propalada obra O profeta.

Convidados, participaram da reunião a Dra. Mônica de Lucca, presidente do Círcolo d´Itália e representando o cônsul honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, o rotariano Francisco da Terra, presidente da Associação dos Rotarianos do Maranhão, o professor Mario Cella, ex-presidente do Rotary Club São Luís Praia Grande e membro do Convívio Intercultural, e Najla Buhatem Maluf, também do Projeto Convívio Intercultural.

A palestra do desembargador Jorge Rachid será disponibilizada no site do Rotary Club São Luís Praia Grande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário