quarta-feira, 19 de julho de 2023

DPE e Senai assinam convênio para ofertar cursos profissionalizantes voltados a indígenas, quilombolas e pessoas trans


A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Departamento Regional do Maranhão, firmaram parceria, na segunda-feira (17), na sede da DPE, visando ofertar capacitação para populações vulneráveis, dentre elas indígenas, quilombolas e comunidade trans.

Pelo convênio assinado entre a DPE e o Senai, serão disponibilizadas vagas para o público externo, priorizando indivíduos com renda familiar per capita mensal não superior a meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. Servidores da DPE e seus familiares também poderão ser contemplados com as capacitações, com inscrição na sede da instituição ou através de formulário eletrônico.

“O convênio assinado com o Senai oportunizará capacitação técnica a assistidos da instituição, sobretudo os que convivem em situação de vulnerabilidade, comunidades historicamente alijadas de políticas públicas, além de servidores da casa. A intenção é fomentar a geração de emprego e renda, dentro da nossa política de fortalecimento e protagonismo comunitário”, destacou o defensor-geral Gabriel Furtado, que esteve acompanhado da 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques e da coordenadora do Psicossocial da DPE, Andreia Lauande.

Por sua vez, o diretor regional do Senai/MA, Raimundo Dutra, falou sobre mais esta parceria. “A Defensoria e o defensor-geral Gabriel estão sempre em busca de iniciativas de inclusão produtivas de pessoas em situação de vulnerabilidade e o Senai abraçou essa ideia de educação profissional e tecnológica para os cidadãos e comunidade acolhidos pela casa”, destacou o gestor.

Atualmente está ocorrendo, na sede da Defensoria Pública do Maranhão, o Curso de Assistente Administrativo, com ênfase na execução de atividades e procedimentos internos, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho, dentre outros. Desta etapa, participaram colaboradores da Defensoria, seus familiares, bem como assistidos. Está prevista, para os próximos meses, a realização do curso de Assistente de Recursos Humanos.

Ainda como parte da parceria, foram iniciadas aos aulas do curso de “Corte e Costura”, oportunizando aos participantes noções básicas e conceitos de corte, costura e modelagem sob medida em peças do vestuário, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, ergonomia e seguindo princípios estéticos.

Bolsa de apoio – Como forma de viabilizar a participação nas aulas, população vulnerável, indígenas, quilombolas e pessoas trans contarão com uma bolsa de até 1/8 do salário mínimo por mês, enquanto durar o curso.

Fonte: DPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário