domingo, 30 de abril de 2023

DPE/MA garante permanência de 150 famílias em terreno no município de Ribamar



Uma comunidade com mais de 150 famílias obteve importante conquista, esta semana, por meio da atuação de Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Após intensos e longos diálogos entre moradores e pretensos donos do lote que fica em São José de Ribamar foi firmado acordo que garantiu a permanência dos cidadãos no local.

A proposta apresentada pelo defensor público Erick Railson Reis e pelo titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, o juiz Douglas de Melo Martins, foi acatada por todos os interessados, garantiu segurança legal para os moradores e reposição pecuniária justa para os possíveis proprietários do terreno.

A audiência de conciliação que culminou com a assinatura do acordo contou com a participação do defensor público Éviton Marques da Rocha, também titular do Núcleo de Moradia; dos litigantes na ação, bem como advogados e representantes do Ministério Público e do Município de São José de Ribamar

Com a homologação do termo, o próximo passo após o seu efetivo cumprimento pelas partes envolvidas será a regularização fundiária da área pelo Município de São José de Ribamar. “A solução consensual de conflitos em demandas coletivas não é tarefa fácil, uma vez que envolve diversos interesses contrapostos que, para convergirem, exigem a apresentação de proposta na qual todos se encontrem minimamente justapostos e atendidos. Porém, é sempre a melhor e mais rápida decisão que há para todos”, destacou Éviton Rocha durante a audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário