quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Casarões invadidos por usuários de drogas são lacrados no Centro Histórico

 Entradas dos casarões foram lacradas para que os locais não sirvam para esconderijo ou para uso de drogas
A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, começou ontem quarta-feira (14) a lacrar todos os casarões invadidos por usuários de drogas, no Centro Histórico da capital. A ação, que contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), é parte do pacote de serviços que estão sendo executados conjuntamente entre os dois poderes executivos, visando à revitalização do Centro Histórico, ao aumento do fluxo de visitações na área e à promoção do turismo local.
Na manhã desta quarta-feira, cerca de dez prédios invadidos na área do Desterro tiveram os acessos vedados por tijolos, para impossibilitar o uso como esconderijos e pontos de consumo de drogas. “O objetivo do prefeito Edivaldo, com essas ações, é tornar o Centro Histórico mais seguro, revitalizado e aprazível à visitação turística, bem como ao fomento do comércio e os moradores do local, como também prevê a parceria celebrada com o Governo do Estado”, disse o titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Breno Galdino.
O trabalho para lacrar os casarões conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A ação desta quarta-feira contemplou prédios invadidos da área do Desterro, como Rua da Palma, Rua da Saúde, Rua Afonso Pena, entre outras. Hoje quinta-feira (15), a ação prosseguirá na área da antiga fábrica de Sabão Oleama, também invadida por usuários de drogas.
A triagem para identificar os ocupantes que são apenas usuários e os que tenham problemas com a Justiça está sendo feita pela Policia Militar. Paralelamente ao lacre dos casarões, estão sendo desenvolvidas ações sociais e de saúde com as pessoas que viviam nesses prédios abandonados. Os ocupantes da área estão sendo encaminhados às instituições de apoio a dependentes químicos mantidas pelo Município, onde terão atendimento psicológico e de desintoxicação. A ação é desenvolvida por meio do programa "Crack: é Possível Vencer", que presta assistência à população de rua e atendimento aos usuários da droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário