quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Prefeitura de São Luís discute estratégias de combate ao analfabetismo em ciclo de debates

Cerca de 40 profissionais da área da Educação participaram do evento
Discutir estratégias para combater o analfabetismo e contabilizar os avanços já realizados na área. Foi este o objetivo do II Ciclo de Debates sobre o Analfabetismo e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizado pela Prefeitura de São Luís esta semana com cerca de 40 profissionais da área da Educação, entre gestores escolares, especialistas e integrantes do corpo pedagógico da Secretaria e de instituições parceiras. O encontro aconteceu no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, enfatizou que os debates ajudarão a construir ações para melhorar a qualidade da educação no Município de São Luís, uma das metas do prefeito Edivaldo. “A alfabetização dos nossos estudantes é um dos instrumentos essenciais para a garantia plena da cidadania. Atividades como este ciclo de debates possibilitam que o processo ocorra de forma ainda mais proveitosa, na medida em que favorecem a troca de experiências entre os educadores, bem como com instituições parceiras”, disse o secretário.
Participaram dos debates a coordenadora do Instituto Formação, Regina Cabral, e a consultora do Unicef no Maranhão, Andréia Barbosa. Elas falaram sobre os dados nacionais e locais da alfabetização e apresentaram diagnósticos e fórmulas para reavaliar e promover melhorias na educação municipal de São Luís.
Ao todo, serão cinco ciclos de debates, com previsão de encerramento para o mês de março. A coordenadora do núcleo de Alfabetização da Semed, Márcia Mafra, disse que a expectativa é ampliar a discussão para os espaços escolares, envolvendo gestores e educadores na busca de melhores resultados para a alfabetização na idade certa. “Estamos em um processo contínuo de aprendizado, o qual vai nos levar para uma discussão mais ampla dentro das escolas, com vistas a promover melhorias concretas na Educação”, assinalou.

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