segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Morre Humberto Maracanã

O cantador do Boi de Maracanã, Humberto de Maracanã (foto), morreu agora á pouco, no Hospital Estadual Carlos Macieira, em São Luís, em estava internado. De acordo com nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Humberto, que é diabético, teve uma infecção generalizada e foi submetido a uma cirurgia para amputação da perna esquerda. De acordo com a esposa do cantador, Maria José Soares, ele passou mal em casa na terça-feira (13) e foi levado às pressas para a unidade de saúde. 
Humberto Barbosa Mendes nasceu em São Luís, em 2 de novembro de 1939, e é mestre do Boi de Maracanã desde 1972. O cantador acompanhava a tradição do boi desde menino: começou como compositor e intérprete de toadas aos 12 anos de idade. Aos 34 anos, tornou-se o cantador Humberto do Maracanã. É reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.
Humberto de Maracanã tinha 75 anos e mais de 40 anos dedicados ao bumba meu boi, interpretando toadas do Boi de Maracanã, no sotaque de matraca. Um dos símbolos do São João do Maranhão, o cantador é autor da toada “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, que foi gravada pela maranhense Alcione. (Informações do G1 Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário