domingo, 24 de julho de 2016

Concertos, seminários e ações sociais marcarão etapa de festival em São Luís esta semana

Festival de Música Barroca de Alcântara prossegue na capital com programação no Convento das Mercês, Igreja da Sé, Teatro Arthur Azevedo, Penitenciária de Pedrinhas e Hospital Aldenora Bello

O Festival de Música Barroca de Alcântara, depois de movimentar a cidade histórica no fim de semana, chega à capital nesta segunda-feira, 25, com concertos a serem apresentados na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), às 19h, com Yaqin Ensemble, e às 19h, com The Boston Camerata, grupo dos Estados Unidos. Amanhã, às 18h30, será realizado o cerimonial de encerramento, no Teatro Arthur Azevedo, com a apresentação de dois concertos, sendo o primeiro com o grupo Oriente-Ocidente e o segundo com o cantor Abderrahim Abdelmoumen. Na quarta-feira, as ações sociais continuarão na Penitenciária de Pedrinhas e Hospital Aldenora Bello. A entrada é franca.
Além dos concertos, será realizado também nesta segunda-feira (25), às 14h30, o seminário com o tema “Vozes e Músicas pela Paz”, com a presença de Beatriz Bissio, autora do livro “O mundo falava árabe”. Ela discorrerá sobre o mundo islâmico. Beatriz é jornalista, professora, e ainda coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O grupo Yaqin Ensemble é formado por instrumentistas de diferentes formações, que executam música étnica e oriental fundindo tradições do passado e do presente. Utiliza a rica instrumentação do Oriente Médio ao lado do violoncelo barroco e da rabeca brasileira, criando texturas musicais únicas de timbres e melodias. Yaqin nasceu do trabalho do pesquisador e multi-instrumentista Mario Aphonso III, produtor de dois discos de música oriental aclamados mundialmente: Arabesque e Arabesque II. As composições autorais se utilizam da linguagem musical do oriente, com suas escalas e ritmos, fazendo grande uso dos quartos de tom e compassos assimétricos.
A Boston Camerata, por sua vez, é um dos mais proeminentes conjuntos de música antiga dos Estados Unidos. Fundado em 1954, está sob a direção de Anne Azéma, cantora de origem francesa, desde 2008. Suas apresentações são conhecidas pela espontaneidade e emotividade, que costumam contagiar o público. No decorrer dos anos, o grupo tem realizado numerosas apresentações pelo mundo, com um repertório baseado na pesquisa das épocas medieval, renascentista e barroca. Também costumam executar música antiga norte-americana, sacra e secular. Seus integrantes se destacam pelo domínio técnico dos instrumentos antigos.
Teatro - Na terça-feira (26), será realizada a solenidade de encerramento, seguida de concertos, no Teatro Arthur Azevedo. O primeiro concerto será com o grupo Oriente-Ocidente, com Marília Vargas e Oula Al-Saghir. Depois, será a vez de Abderrahim Abdelmoumen. Nascido na região do Tânger, no Marrocos, ele é considerado um dos grandes representantes da música como canal de diálogo entre os povos.
Na quarta-feira (27), as ações sociais do festival terão continuidade na Penitenciária de Pedrinhas, às 9h, e no Hospital Aldenora Bello, às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário