quarta-feira, 10 de abril de 2019

Defensoria passa a divulgar taxas de juros cobradas por instituições financeiras

A partir desta segunda-feira, 08, os consumidores que precisarem contratar empréstimos podem contar com o apoio da Defensoria Pública do Estado para conhecer as instituições financeiras que aplicam as maiores e as menores taxas de juros. Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), a instituição divulgará o ranking das instituições financeiras conforme dados oficiais do Banco Central (Bacen).

A ideia é divulgar mensalmente a tabela com a classificação das instituições financeiras de acordo com a taxa de juros aplicada, que é uma informação de interesse público e serve de parâmetro para aferição da legalidade dos contratos celebrados entre consumidor e bancos.

De acordo com o defensor público Luís Otávio Moraes, titular do Nudecon, a iniciativa tem como objetivo fomentar a educação em direitos, facilitando o acesso da população a esses dados, que muitas vezes não são conhecidos. “A nossa proposta é garantir o acesso dos consumidores à lista das instituições ‘mais caras e mais baratas’ na hora de contratar um financiamento, para que as pessoas evitem o superendividamento”, explicou.

A divulgação do ranking terá como metodologia a disponibilização, no quinto dia útil de cada mês, da última tabela divulgada pelo Banco Central para as operações de crédito pessoal não consignado para pessoas físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário