quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Atleta da Federação Maranhense, Jânio Gonçalves é campeão do 3º Maranhão Open de Snooker


O atleta da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Jânio Gonçalves (foto) entrou para a história dos esportes de bilhar no país. No último domingo, 21, o maranhense conquistou o título inédito de campeão invicto do 3º Maranhão Open de Snooker Six Red, na categoria Sênior, ao vencer o atleta da Federação Paulista, Alfeu Domingues Júnior (Junika), pelo placar de 4 a 1, em melhor de sete partidas. Os jogos foram realizados na arena montada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís).

Com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e patrocínio do Grupo Mateus, a competição teve como vencedor na categoria Máster, o atleta Emerson Wanderley Silveira (RN), que derrotou na final o mineiro Weslley Nascimento por 5 a 3, em melhor de 9 pontos muito bem disputada. Jânio Oliveira recebeu o Troféu Lourival Bogéa e Emerson Silveira o Troféu Félix Pinto. Os árbitros das finais foram Laurentino Del Rio (jogos oficiais) e Luís Oliveira (pontuação de placar). O evento teve apoio do Champs Mall, Portal O Informante, AABB-São Luís, Sebrae, Polícia Militar do Maranhão, Art Móveis, Canal Snooker Amigos e imprensa.

O atleta Adriano Sakamoto (SP) ganhou o Troféu de Maior Tacada do evento, com 73 pontos em sequência. Na categoria Sênior, o atleta Jesus Batista (CE), de 82 anos, ficou em terceiro lugar e Laércio Lalá (SP) na quarta colocação. Já na categoria Máster, Fábio Bozza (Bozzinha) ficou em terceiro lugar e Adriano Correia, também da Federação Paranaense, conquistou o quarto lugar. Na Master, o atleta maranhense Davi Duailibe foi o melhor ranqueado, conquistando o sexto lugar.

Homenageados – O presidente da FMBS, Manoel Castro, destacou que, “neste ano, a FMBS homenageou os atletas Laurentino Gonzales Del Rio, que passou a intitular o Troféu de Maior Tacada do evento, e Adilson Barbosa, o Bichão, que foi o atleta melhor colocado de Goiás no Maranhão Open deste ano”, disse o gestor. “Agradecemos a participação de todos os atletas brasileiros em mais um grande evento maranhense e anunciamos que, em 2026, teremos mais dois grandes torneios”, finalizou Castro.

Emoção em dia histórico - A solenidade de premiação contou com a presença do subsecretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Araújo, representando o secretário Celso Dias. Gutemberg parabenizou todos os atletas e elogiou a organização do “Maranhão Open”. O vice-presidente da FMBS, Lourival Bogéa, destacou a importância da vitória de Jânio Gonçalves. “Já se vão 13 anos desde que, em 2012, a FMBS realizou seu primeiro evento nacional - a Copa Brasil de Sinuca -, no Maranhão. Desde então, com a realização em São Luís de eventos nacionais e interestaduais, e também com muitas viagens, Brasil afora, para disputa de vários torneios, nossos atletas iniciaram um ciclo de evolução significativo. Passando a conviver com atletas antes considerados imbatíveis, e que assustavam, aos poucos fomos perdendo o medo, ganhando confiança e passando a encarar todas essas “feras” praticamente de igual para igual, salvo algumas exceções”, destacou Lourival Bogéa.

“E assim fomos conquistando espaço e alcançando boas colocações nos campeonatos e torneios. Mas faltava um título de campeão para coroar de êxito todo esse trabalho. E ele veio agora, com a brilhante conquista do Maranhão, por meio do nosso atleta Jânio Gonçalves, que se sagrou campeão do “Maranhão Open de Snooker”, realizado nesse fim de semana na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - São Luís), mesmo palco do nosso primeiro evento nacional. É um título que coloca o Maranhão, finalmente, na parte mais alta do pódio da sinuca brasileira, fazendo jus a um trabalho de 13 anos que sempre teve esse objetivo. Vamos em frente, porque hoje somos atletas confiantes e convictos de que podemos encarar qualquer atleta do país com confiança, sem medo. Parabéns, Jânio Gonçalves! Parabéns, FMBS”, concluiu Bogéa.

Classificação final
Sênior - 32 participantes
Campeão: Jânio Gonçalves (MA)
Vice-campeão: Alfeu Júnior/Junika (MG)
3º lugar: Laércio Lalá (SP)
4º lugar: Jesus Batista (CE)
5º: Adilson Barbosa-(GO)
6º: Jota (SP)
7º: Glaydson (CE)
8º: Flávio Valcacer (PI)
9º: Carioca (SP)
10º: Manoel Castro (MA)
11º: Bento (MA)
12º: Gigante (MG)
13º: Justino (MA)
14º: Eudes (SP)
15º: Junior (MA)
16º: Lamartine (PI)

Master - 48 participantes
Campeão: Emerson Silveira (RN)
Vice-campeão: Weslley Nascimento (MG)
3º lugar: Fábio Bozza/Bozzinha (CE)
4º lugar: Adriano Correia (SP)
5º: Ricardo Pé (SP)
6º: Davi Duailibe (MA)
7º: Felipe (PI)
8º: Jânio Gonçalves (MA)
9º: Fabio (MA)
10º: Jesus Batista (CE)
11º: Adriano Sakamoto (SP)
12º: Jota (SP)
13º: Gabriel Callas (SP)
14º: Laércio Lala (SP)
15º: Glaydson (CE)
16º: Neto (PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário