quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

‘Sem ele, não teria havido a Lava Jato’, afirma Moro sobre Teori

Juiz ressaltou a firmeza do ministro na 'aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos'; Janot diz que Teori nunca hesitou

O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, disse que o ministro Teori Zavascki é “um herói brasileiro” e que “sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”. Zavascki era o relator da operação no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”, disse o juiz.
Ele afirmou, ainda, que espera que “seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.”
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que Teori “não hesitou” ao decidir questões relativas à Lava Jato. “Na relatoria da operação, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal”, afirmou Janot por meio de nota.
“É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao estado democrático de direito brasileiro a partir de sua atuação como magistrado”, finalizou.
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) publicou nota em que diz que Teori “se destacou pela seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras”. Calheiros completou dizendo que o Brasil e o meio jurídico “perderam um dos seus maiores expoentes” e que roga pelo “rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário