segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DPE, Município e sociedade discutem oferta de alimentos a população de rua na capital


O defensor público Jean Carlos Nunes Pereira, titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA, esteve reunido, nesta semana, com representantes da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e de movimentos sociais e religiosos de São Luís para discutir as políticas públicas e as doações de alimento à população em situação de rua.

A reunião foi realizada a partir de uma provocação da Rede Maranhense de Diálogo sobre Drogas (Remadi). No encontro, foi informado que, durante a semana, a população em situação de rua pode se dirigir até os restaurantes populares para comer. Mas, aos finais de semana, esses estabelecimentos não funcionam.

Enquanto isso, alguns movimentos estão disponibilizando alimentos para essa população durante a semana, embora a necessidade maior seria aos finais de semana. E, além disso, também acontece de movimentos se dirigem ao mesmo local para fornecer sopa para um mesmo público, enquanto outras áreas ficam sem assistência.

Segundo o defensor Jean Nunes, a ideia é alinhar as ações do Poder Público e da sociedade civil para fortalecer a assistência prestada a esse público. “Durante a reunião, percebemos a necessidade de organizarmos e planejarmos as ações da sociedade civil com as ações de políticas públicas de assistência social. A ideia é, portanto, fazer essa aproximação para que possamos potencializar o trabalho dos movimentos sociais e, por outro lado, reforçar a política pública para esse segmento”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário