terça-feira, 31 de março de 2020

Mais um líder indígena é assassinado no Maranhão

Zezico Guajajara
O líder indígena e professor da rede estadual e diretor do Centro de Educação Escolar Indigena Azuru, Zezico Guajajara foi morto na tarde desta terça-feira (31), na estrada da Matinha, próximo a Aldeia Zutiuá no município de Arame, localizado a 476 km de São Luís. De acordo com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihopop) ainda não há informações sobre a motivação do crime.

De acordo com lideranças indígenas da região Zezico Guajajara havia saído pela manhã para fazer compras e, por volta do meio-dia, foi encontrado morto por índios com perfurações de bala pelo corpo. Os índios alegam que ele vinha recebendo ameaças de morte por conta de conflitos internos na aldeia.

O indígena chegou a formalizar algumas denúncias sobre 'atos de violência' praticados por outros indígenas dentro da Aldeia Zuituá para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para Polícia Federal (PF).

Nota de pesar – Profº. Zezico Rodrigues Guajajara

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamenta pelo falecimento de Zezico Rodrigues Guajajara, professor da rede pública estadual e diretor do Centro de Educação Escolar Indigena Azuru, localizado na Terra Indígena Arariboia, no município de Arame. Zezico foi vítima de assassinato, na manhã desta terça-feira. Os órgãos de segurança competentes já foram acionados para tomarem as medidas cabíveis.

Zezico era uma importante liderança indígena da TI Arariboia. Neste momento de dor, a Seduc se solidariza com os familiares, amigos e toda comunidade escolar, que se encontra de luto por sua perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário