segunda-feira, 16 de março de 2020

Ministério Público realiza videoconferência sobre Covid-19


O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, comandou, na manhã desta segunda-feira, 16, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, uma videoconferência, para promotores de justiça em todo o Maranhão. Participaram on-line mais de 100 membros.

O objetivo foi esclarecer e orientar sobre as medidas sanitárias e de controle de infecção pelo novo Coronavírus – Covid 19. Na ocasião, o PGJ assinou o Ato Normativo 42020 que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (Covid-19), a Influenza (H1N1) e outras viroses, no âmbito do Ministério Público.

Participaram da videoconferência o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Soares; o diretor da Escola Superior do MPMA, Márcio Thadeu Silva Marques; a promotora de justiça titular da 19ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís, Maria da Glória Mafra Silva; a infectologista Conceição Pedroso; e os médicos do Setor de Saúde do MPMA: Marconi Satuf Amaral, Rodolfo Vieira Silva e Maria da Graça Silva Guimarães Souto.

O secretário de Estado da Saúde explicou o plano de contingência elaborado pelo governo estadual a respeito do novo Coronavírus – Covid 19 e anunciou o funcionamento de um Centro de Testagem da doença no Pam Diamante. “Saímos daqui com uma resolução de uma câmara voltada exclusivamente para possível judicialização dos casos de Covid 19. No âmbito hospitalar já temos reservados 20 leitos de UTI e teremos mais 121 leitos nos próximos dias. Não há necessidade de fechar escolas ainda. Mas, a princípio, vamos suspender eventos públicos com aglomeração de massa”, afirmou Carlos Lula.

A infectologista Conceição Pedroso, reforçou as medidas de prevenção. Segundo ela, o vírus é de rápida propagação, o que reforça o cuidado da população. “A gente precisa ter atitudes individuais que vão fazer toda a diferença na contenção da doença. Evitar que o vírus se propague, fazer o diagnóstico e se restringir em casa durante os 14 dias que é o tempo de quarentena. A sintomatologia é clara: febre, tosse, coriza, dor muscular e fadiga”, apontou a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário