terça-feira, 7 de março de 2017

O Brasil tem a pior recessão em sua história

Em um ano marcado por turbulências políticas, a economia brasileira encerrou 2016 com queda de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (7).
Foi o segundo ano seguido de queda do indicador, que já havia recuado 3,8% em 2015.
Considerando o início da recessão, em 2014, o país acumulou queda de 9% –a pior já registrada pela série, que começa em 1947–, segundo os critérios adotados pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Com o recuo de 0,9% no PIB do quatro trimestre, o país acumula 11 trimestres seguidos de recessão.
RECESSÃO BRASILEIRA
PIB do país recua 3,6% em 2016
O resultado levou a economia brasileira de volta ao mesmo patamar do terceiro trimestre de 2010.
Além da profundidade, a recessão no período se destaca por sua dispersão em todos os setores da economia, algo incomum em períodos de crise anteriores, diz Rebeca Palis, coordenadora de contas nacionais do IBGE.
No ano, a agropecuária caiu 6,6%, seguida pela indústria (queda de 3,8%) e pelos serviços, que recuaram 2,7%. Desde 1996 o país não tinha quedas nos três principais setores da economia.
A taxa de investimento em 2016 foi a pior da série histórica do IBGE. No ano passado, o indicador chegou a 16,4% do PIB.
A construção civil, que corresponde a cerca de 50% dos investimentos, é a principal responsável por essa redução.
O segmento foi afetado pela crise no setor imobiliário e pela Operação Lava Jato, que investiga as maiores empresas do setor.
A restrição do acesso a crédito nos bancos e as taxas de juros em alta também pressionaram os investimentos para baixo. ( Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário