segunda-feira, 13 de março de 2017

Semana do Bibliotecário acontecerá de 12 a 17 de março em São Luís

O dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, profissional que prestou grande contribuição social e cultural para a profissão no país. A profissão de bibliotecário foi regulamentada pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, portanto a profissão tem mais de cinquenta anos de regulamentação.
O Conselho Regional de Biblioteconomia – 13ª Região, por meio da 12ª gestão, está promovendo a SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO, que realizar-se-á de 12 a 17 de março do corrente ano, cujo tema central é “Acessibilidade em Bibliotecas”. O evento terá com uma vasta programação, com mesa-redonda, minicursos, visitas técnicas em equipamentos culturais, exposições, apresentações culturais, dentre outras, cuja amplitude é resultante do trabalho em conjunto com diferentes instituições públicas e outros segmentos não governamentais, a saber: - Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFMA; - Biblioteca Pública Benedito Leite; - Biblioteca Pública Municipal José Sarney; - Casa de Cultura Josué Montello; - Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís “Ilha Literária; - Conselho Municipal de Cultura;- Núcleo de Acessibilidade da UFMA; - Núcleo Integrado de Bibliotecas da UFMA; - Núcleo de Acessibilidade da UEMA; - Biblioteca Central da UEMA; Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís “Ilha Literária; Biblioteca do Centro Comunitário do Sarah; - Seção de Biblioteca e Gestão Documental do TRT – 16ª Região; - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Unidades Centro e São José de Ribamar); - Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez "Profª Maria da Gloria Costa Arcângeli"- CAS; - Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular; - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-Maranhão; - Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência; - Federação Maranhense de Capoeira.
A abertura do evento será dia 13 de março, às 15h., no auditório da Biblioteca Pública “Benedito Leite”, com a presença de várias autoridades das áreas de Educação e Cultura, e terá ainda uma Mesa-redonda com o tema “Políticas de Acessibilidade em Bibliotecas: uma questão de cidadania e de inclusão social”, com a participação das palestrantes: - Janete Gonçalves Pereira Ribeiro – 14ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;- Profa. Esp. Maria da Piedade Oliveira Araújo – NUACES/UFMA; - Profa. Ms. Marilda de Fátima Lopes Rosa – NAU/UEMA; - Aline Carvalho do Nascimento – Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário