terça-feira, 13 de junho de 2017

STF nega recurso e mantém prisão de Andrea Neves, irmã de Aécio

Andrea escoltada por agentes da PF em 18 de maio, quando foi presa
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão da jornalista Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Dividido, o colegiado chegou a empatar o placar sobre a decisão em dois votos para cada lado, mas o ministro Luiz Fux resolveu a questão e optou pela manutenção da prisão de Andrea, espécie de braço direito informal de Aécio na política em Minas Gerais. Para justificar sua decisão, Fux explicou que a liberdade da investigada, presa desde 18 de maio, pode colocar em risco as investigações.
Relator do inquérito de Aécio e Andrea desde o dia 31 de maio, o ministro Marco Aurélio Mello votou pela revogação da prisão da irmã do tucano. No entanto, apenas Alexandre de Moraes acompanhou seu entendimento. Votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.
Em seu voto, Barroso, que foi o primeiro a divergir do relator da ação, afirmou que os áudios das gravações apresentadas por Joseley Batista, um dos donos da JBS, revelam a habitualidade que Andrea Neves operava. “Eu não tenho prazer, estou cumprindo dever. Clamor público jamais será suficiente para condenação mas provas contundentes sim”, destacou o ministro.
De acordo com Joesley, Andrea teria pedido dinheiro ao empresário em nome do irmão. As conversas foram reveladas por Joesley no âmbito de sua delação premiada, em áudio e troca de mensagens por telefone. (Congresso em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário