Carlos Nina*
A campanha eleitoral deste ano, salvo engano de percepção pessoal, parece ter posto no ar uma sensação coletiva com misto de esperança, temor e incredulidade diante das propostas apresentadas pelos candidatos.
![]() |
| Bia Venâncio não prestou contas de mais de R$ 1,8 milhão repassados ao município na sua gestão |
O servidor regularmente empossado em cargo público não pode ser exonerado depois de transcorrido o prazo de cinco anos e em decorrência de fatores alheios a sua vontade. Esse é o posicionamento defendido pelo Ministério Público Federal (MPF) em recente manifestação enviada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).![]() |
| Josemar Sobreiro Oliveira, ex-prefeito |
Para promover um amplo debate com o tema “A implantação de 100% das equipes do Programa Saúde da Família no município de São Luís”, o vereador Genival Alves (PRTB) tomou a iniciativa de realizar uma audiência pública nesta sexta-feira, (28), afirmando que durante o evento “quem quiser saber para onde está indo o dinheiro da saúde de São Luís é só comparecer a audiência”.
O Ministério Público Eleitoral no Maranhão apresentou, no dia 23 de setembro, embargos de declaração à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Maranhão no julgamento da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura de Hemetério Weba Filho, julgada improcedente pelo TRE, que deferiu o RRC do candidato, que foi impugnado pelo MP Eleitoral por conta da ausência de filiação partidária do embargado pelo período mínimo de 6 (seis) meses.![]() |
| O desembargador Marcelino Everton - relator |
Um projeto desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) objetiva realizar um leilão regional para garantir uma destinação adequada aos veículos automotores que se encontram depositados em fóruns e delegacias do Maranhão, com o fim de evitar a deterioração dos bens e permitir a liberação do espaço físico.
O Ministério Público Eleitoral apresentou, na noite desta sexta-feira (21), embargos de declaração à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Maranhão no julgamento da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura de Ildon Marques de Souza, julgada improcedente pelo TRE, que deferiu o RRC do candidato que, como gestor municipal de Imperatriz (MA), distribuiu cestas natalinas para servidores do município com recursos provenientes da merenda escolar.
Numa sessão solene realizada nesta segunda-feira, (24), assumiram mandatos na Câmara Municipal de São Luís, os novos vereadores Batista Matos e Rômulo Franco. Os recém empossados no Legislativo irão ocupar as vagas dos vereadores Marcelo Poeta (PCdoB) e Paulo Victor (PROS) por um período de cento e vinte (120) dias.
O Ministério Público Eleitoral interpôs, na última quarta-feira (19), recurso ordinário por conta de ação de impugnação do registro de candidatura de Sérgio Barbosa Frota, julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que deferiu o requerimento de registro do candidato. O recurso ainda será examinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Durante audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para discutir a possível extensão do prazo de vigência do contrato de concessão da Estrada de Ferro Carajás – administrada pela Vale –, o Ministério Público Federal (MPF) destacou que não é contra a prorrogação contratual em si, mas reiterou a necessidade de que seja comprovada, de maneira clara e transparente, a vantagem econômica e social dessa transação frente a uma nova licitação. O debate ocorreu na sede da ANTT, em Brasília, no último dia 17.
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) manifesta sua preocupação com a falta deacessibilidade e de respeito que afeta idosos, grávidas, pessoas comdeficiência ou mobilidade reduzida. "A sociedade deve ser planejada eadaptada para todos os cidadãos e cidadãs. Dessa forma pessoas com deficiência, gestantes e idosos precisam ter o direito de ir e virgarantido", afirmou o parlamentar.
A Câmara Municipal de São Luís estará realizando nesta sexta-feira, (21), às 10 horas, no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa, uma sessão solene para prestar uma homenagem aos setenta anos de existência do curso de enfermagem no Maranhão. A solicitação atende o requerimento nº 306/18, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT).
Representantes do serviço de taxi lotação da região Itaqui-Bacanga se reuniram com o presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum (PR), para tratar da regularização do serviço em São Luís. A reunião foi realizada da casa do parlamentar. Astro está intermediando a conversa entre a categoria e a Prefeitura.
Uma sentença proferida pela Vara de interesses Difusos e Coletivos condenou o Município de São Luís e o Hospital Djalma Marques a promoverem as medidas necessárias para que os hospitais municipais Djalma Marques e Clementino Moura, Socorrões I e II, respectivamente, se adequem às exigências sanitárias em todos os seus setores estruturais, operacionais e de equipamentos, no sentido de ofertarem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços de saúde condizentes com a dignidade humana, disponibilizando leitos específicos e isolamento especial para pacientes com doenças infectocontagiosas a serem atendidos em caráter emergencial.
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que a partir do ano que vem assume o comando da Casa para o biênio 2019-2020 participou, na última sexta-feira (14), de uma palestra com servidores da Casa, onde ouviu as explanações do juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em relação à obrigação da realização do concurso público ainda este ano pelo Legislativo Ludovicense.
A Câmara Municipal de São Luís realizou na tarde de sexta-feira, (14), uma sessão solene para a entrega de Placa de Mérito a um dos mais respeitados folcloristas do Maranhão, Olegário de Carvalho Gama Neto, que é também uma das mais expressivas lideranças do bairro da Liberdade. Há quem afirme, dentro das comunidades que integram o bairro, que a vida e história de Olegário Gama se identificam com todas elas.
Os juízes das 105 zonas eleitorais do Maranhão juntamente com os outros 20 que atuarão nas juntas especiais passaram a manhã desta sexta, 14 de setembro, na sede do Tribunal Regional Eleitoral numa última reunião para tratar de temas acerca das eleições 2018, que foi presidida pelo desembargador Tyrone Silva, vice-presidente e corregedor eleitoral. Para mais fotos, acesse o perfil TRE-MA do Flickr.
O Ministério Público do Maranhão requereu, em Ação Civil Pública, ajuizada em 13 de setembro, que o Município de São Vicente Férrer providencie a recuperação e destinação de um prédio público, situado na comunidade Mata Praga. A manifestação ministerial foi proposta pela promotora de justiça Alessandra Darub Alves, depois de ter atestado o abandono do estabelecimento, onde anteriormente funcionava um posto de saúde.
O final da tarde desta quinta-feira (12), estabeleceu um misto de emoção e louvor na residência do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum, por conta da visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a santa peregrina, oriunda de Portugal e que em São Luis está sendo guarnecida na Igreja do Carmo.
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) demonstrou preocupação com o recente levantamento que apontou a falta de bibliotecas em 50% das escolas públicas do país. O que mais indignou o parlamentar é que, segundo a pesquisa, cerca de 80% das escolas públicas do Maranhão não possuem uma biblioteca à disposição dos estudantes.![]() |
| O filho mais velho de Jair Bolsonaro, o deputado estadual, Flávio Bolsonaro |
A Executiva Nacional do PT confirmou, no começo da tarde de hoje (11) em Curitiba, o nome de Fernando Haddad, ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, em substituição ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência este ano. Lula está detido na Superintendência da Polícia Federal, na capital paranaense, desde abril, após condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá (SP). O ex-presidente teve o registro de candidatura indeferido no início do mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).![]() |
| Irene de Oliveira Soares |
O Comitê de Direitos Humanos da ONU acaba de reafirmar, em nova decisão, que os direitos políticos do ex-presidente Lula devem ser garantidos pelo Estado brasileiro. O texto afirma que todas as autoridades brasileiras do "mais alto nível", estejam elas no Executivo, Judiciário ou Legislativo, devem dar imediato cumprimento à decisão. No entanto, até agora, a decisão do Comitê já foi afrontada por autoridades como o ministro Luis Roberto Barroso e a procuradora-geral Raquel Dodge.