quinta-feira, 11 de junho de 2015

Prefeitura fecha parceria com Governo para emissão de certidão de nascimento no Todos por São Luís

Prefeitura fecha parceria com Governo para emissão de certidão de nascimento no Todos por São LuísO programa "Todos Por São Luís" ganhou mais uma importante adesão. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) será parceira do programa na logística para emissão de certidão de nascimento para os bairros que serão visitados pela ação da Prefeitura. O acerto foi feito na manhã desta quinta-feira (11), durante reunião com representantes da pasta e a primeira-dama, Camila Braga, coordenadora geral do "Todos por São Luís".
"Temos trabalhado para captar cada vez mais parceiros e nossas ações têm ganhado reforços importantes e estratégicos na prestação de serviços às comunidades. Hoje, passaremos a ter a emissão de registros civis dentro do programa, de forma semanal", disse a primeira-dama e coordenadora do programa, Camila Braga.
A atividade funcionará da seguinte maneira: a Prefeitura disponibilizará o local para emissão dos documentos, a divulgação e rastreamento dessas pessoas juntamente com as associações de moradores, igrejas e entidades. A Sedihpop será responsável pela emissão dos documentos e pelo contato com os cartórios.
"Hoje pela manhã, a equipe do Todos por São Luís recebeu o treinamento de como se comportar e fazer a abordagem dessas pessoas que irão emitir essa documentação. O trabalho será desde a mobilização para fazer o documento, a encaminhamento e orientação sobre como proceder nesses casos", explicou o coordenador executivo do programa, Arivaldo Martins.
Segundo Graça Moreira, coordenadora estadual de Promoção do Registro Civil de Nascimento da Sedihpop, a parceria entre Estado e Município é salutar, pois irá colaborar com a garantia de direitos a 17 mil pessoas residentes da capital que não possuem registro de nascimento. Problema que aparece, principalmente, nos bairros periféricos, a exemplo da Vila Luizão e Anjo da Guarda.
"O registro é muito importante porque é uma forma de as pessoas terem as portas abertas para todos os direitos, educação, saúde, segurança. O registro é o primeiro documento, e que dá direito a todos os outros documentos. A criança sem registro fica tolhida de seus direitos e se torna vulnerável a diversas mazelas, como o tráfico de drogas e a prostituição. Sem registro, a criança tem acesso dificultado à saúde, à educação", contou Graça.
Na comunidade do Quebra-Pote, a ação será posteriormente à ação do sábado. Será feito um mutirão para localizar as pessoa da comunidade que não possuem certidão de nascimento.
ESPAÇOS DE LEITURA
Integrando a agenda preparatória para ação do sábado no bairro do Quebra-Pote, a primeira-dama Camila Braga recebeu na manhã desta quinta-feira (11) do Colégio Reino Infantil a doação dos livros didáticos e de literatura infantil que irão compor o acervo do Espaço de Leitura do bairro Quebra-Pote que será instalado na União de Moradores, onde funciona uma escola de educação infantil.
Cerca de 300 livros foram arrecadados na escola Reino Infantil, onde pais e alunos foram motivados a participar da campanha e doar um livro. "Ficamos felizes em poder unir forças e incentivar a leitura, com a instalação de espaços de leitura a cada edição do 'Todos por São Luís'. Também agradecemos o empenho das escolas que participam das campanhas de doação de livros e se movem nesse propósito", disse Camila Braga.
Este será o segundo espaço de leitura criado por meio do programa "Todos por São Luís". O primeiro foi montado no bairro da Divineia, com livros doados pela escola Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário