quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Idoso é resgatado em situado de abandono em São Luís

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e demais parceiros da Rede Nacional de Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) realizaram um resgate de idoso em situação de abandono, nesta terça-feira (21), no bairro do São Francisco.
No local, após colher algumas informações, os representantes da Renadi decidiram que o aposentado Genésio Sousa, 82 anos, deveria ser acomodado no Solar do Outono, para então passar por uma série de exames clínicos. “Vamos encaminhá-lo para um local adequado, ver como está a saúde do idoso, sempre atentando para seu bem-estar e integridade física e psicológica”, destacou o defensor público Cosmo Sobral.
A situação de seu Genésio soma-se aos cerca de 600 casos de violência contra o idoso registrados pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), da DPE/MA, apenas no primeiro semestre de 2018. Figuram entre as violações de maior incidência a negligência, as violências física, psicológica e financeira, a autonegligência e o abandono. Caberá à Delegacia do Idoso apurar a ocorrência.
Vivendo em um cubículo, sem nenhum móvel, ou eletrodoméstico, sem energia elétrica, em meio a lixo acumulado em sacos, gerando a proliferação de insetos e ratos, o aposentado sobrevivia com ajuda de pessoas que algumas vezes levavam comida. “Quase todo dia comia salsicha com refrigerante e às vezes alguém trazia comida”, disse em frente ao lugar que chamava de casa, agradecendo aos vizinhos que contribuíam na medida do possível.
O promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, chamou atenção para a atuação interinstitucional em favor do aposentado. “Encontramos o cidadão em uma situação periclitante, em uma profunda violação aos princípios da dignidade humana. Felizmente, a Rede, que é muito atuante, tomou conhecimento do caso chegando a tempo de evitar o pior”, afirmou.
Para fazer denúncias, o cidadão pode procurar o Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso da DPE/MA, na Rua da Estrela, Praia Grande-Centro, também o Ministério Público (MPMA), ou pode ligar para o “Disque 100”, que recebe casos de violações aos Direitos Humanos, atuando com outros órgãos públicos e organizações da sociedade. Em todas as instituições é garantido anonimato do denunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário