sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Situação precária de escolas de Bom Jardim-MA

Escolas do interior do Maranhão voltaram a ter destaque na imprensa nacional. Desta vez, a precariedade mostrada aconteceu do município de Bom Jardim, distante 275km da capital, e foram destaque no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, na manhã desta sexta-feira (31).
A reportagem escancarou uma realidade comum no ensino público do Maranhão: escolas que não oferecem merenda escolar e não apresentam uma estrutura mínima para receber alunos e professores. Sem apoio, crianças assistem às aulas descalças, sem uniformes e sem receber nenhuma alimentação. A reportagem mostra também crianças de várias séries assistindo aula juntas, e um garotinho dormindo na sala de aula, sem disposição de estar na escola com a falta de alimentação.
De acordo com a matéria divulgada no Bom Dia Brasil, ao ser procurada pela reportagem a Prefeitura de Bom Jardim alegou não ter dinheiro para fornecer a merenda escolar e não se pronunciou sobre a falta de estrutura, que inclui a falta de banheiros nas escolas.
Na verdade as escolas públicas dos 217 municípios do Maranhão estão em situação parecidas com as do município de Bom Jardim ou pior. Falta de tudo, desde carteira, banheiros, água para beber, etc. O dinheiro do Fundeb que vem principalmente para compra da merenda escolar é desviado. O ministério público federal precisa agir para colocar esses larápios que acabam com a infância da juventude do Brasil na cadeia. (Com informações do Bom Dia Brasil-rede Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário