quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Flávio Dino propõe investigação de contas secretas de brasileiros no HSBC da Suíça

O governador do Maranhão, Flávio Dino, propôs nesta quarta-feira (18), por meio de redes sociais, a divulgação e investigação de lista de brasileiros que usaram contas secretas no Banco HSBC da Suiça. Dino disse que US$ 7 bilhões é o valor estimado de volume financeiro oriundo do Brasil encontrado no HSBC. Segundo ele, nem todo o dinheiro é ilegal, “mas certamente uma parte sim.”
Segundo denúncias apuradas por meios de comunicação independentes, mais de 100 mil correntistas da filial do HSBC em Genebra estão envolvidos em indústria de lavagem de dinheiro, intermediada por empresas offshore como forma de fugir da fiscalização dos países de origem. Em vários países os nomes dos correntistas estão sendo divulgados.
França, Espanha, Suíça Dinamarca, Índia, Angola, Bélgica, Chile, Argentina, e outros países, já divulgam reportagens amplas e detalhadas sobre o assunto, mas no Brasil o tema é tratado como secreto pelos meios tradicionais de comunicação.
Para Flávio Dino, a divulgação e investigação imediata de brasileiros eventualmente envolvidos no suposto esquema de lavagem de dinheiro operado por meio de contas secretas no HSBC é fundamental: “cumprindo o mandamento ‘follow the money’ certamente muito será descoberto sobre tráfico de drogas, corrupção etc.”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário