quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Maranhão deverá receber 130 profissionais do Programa ‘Mais Médicos’

Estado é também o que menor índice de médicos por mil habitantes do país (0,5), o Maranhão deverá receber 140 profissionais de Saúde oriundos da nova etapa Programa ‘Mais Médicos do Governo Federal. O Estado solicitou o reforço médico para 41 cidades e 1 Distrito Sanitário Especial Indígena (DESI) e aguarda apenas a que os profissionais preencham a formalização dos pedidos de localidades onde deverão atuar.
O Maranhão deverá receber ao todo 578 profissionais ligados ao programa vão prestar serviços nos municípios com maior carência em atendimento médico no interior e na capital. Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão é o estado que receberá maior quantidade de médicos do Programa.
O governo do Maranhão, por meio do Decreto n.º 30.616 instituiu a Força Estadual da Saúde do Maranhão (Fesma), um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico. O foco inicial de atuação da força estadual terá as seguintes prioridades: mortalidade infantil; mortalidade materna; diabetes; hipertensão; saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.
O Programa realizará concurso público para contratar médicos e outros profissionais da saúde que atuarão inicialmente nos 30 municípios com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dentro do Plano de Ações Mais IDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário