domingo, 20 de setembro de 2015

Eliziane Gama mantém liderança, segundo Data M

Pesquisa do Instituto Data M realizada nos dias 14 e 15 de setembro em São Luís revela o cenário eleitoral a um ano do pleito, confirmando a vantagem da deputada Eliziane Gama sobre o prefeito Edivaldo Holanda Jr. Na pergunta estimulada, dos três cenários simulados, a deputada lidera, no mais favorável, com 10,5 pontos de vantagem sobre Edivaldo, e no menos favorável com 7,1 pontos de dianteira. Na pergunta espontânea a liderança é do prefeito com 14%, seguido da deputada, com 12,5% e João Castelo e Roberto Rocha empatados com 4,5%.
Nos cenários de simulação do segundo turno a vantagem se amplia no confronto direto, com 41,5% para a deputada e 26,6% para o prefeito.No item Rejeição o Data M pesquisou, além do conjunto de candidatos, qual seria a rejeição específica dos principais contendores. Segundo o diretor do Instituto, jornalista Machado Soares, “essa é a forma correta de medir a rejeição, uma vez que impede que um candidato possa sombrear a rejeição de outro, além de medir com mais precisão o potencial de voto de cada um”.
O Data M apurou que a candidata Eliziane tem um potencial de votação na casa de 66%, que é a soma dos que declaram que votariam nela com certeza e dos que afirmam que poderiam votar nela. O potencial do prefeito Edivaldo Holanda é de 47,9%, seguido pelo ex-prefeito João Castelo que aparece com 37,4%. 
O Data M também mediu o grau de aprovação da presidente Dilma, do governador Flávio Dino e do prefeito Edivaldo Holanda. A população ludovicense desaprova a gestão da presidente com índice negativo de 79%. Os que aprovam são 19,5% e 1,5% não quiseram ou não souberam responder. O governador Flávio Dino é aprovado por mais de 50% dos eleitores de São Luís. E o prefeito Edivaldo Holanda Jr. recebeu aprovação de 42,6% dos entrevistados. 
A pesquisa Data M ouviu 800 eleitores utilizando os parâmetros de proporcionalidade do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, quanto a Sexo, Idade e Grau de Instrução. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário